POLITICA de Navegação com Cookies

Ao navegar nesse sitem voce aceita que coletemos seus dados de Navegação para armazenarmos em cookies que usamos para melhorar sua Experiência de Navegação seus dados serão armazenados apenas no momento da sua Navegação na Pagina e não serão usados para nenhum outro fim, ao sair do site seus dados serão eliminados.

Aceito

Caraguatatuba

4º Fórum de Aleitamento Materno segue com inscrições abertas em Caraguatatuba

Por: Redação
Aug. 5, 2022, 10 a.m.

 

#PraTodosVerem: Arte do evento com fundo dourado na lateral desenho de uma mãe negra amamentando bebê (Foto: Arte/PMC)

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê, seguido de amamentação continuada, com alimentos complementares adequados, por até dois anos ou mais. Para abordar sobre o assunto, a Prefeitura de Caraguatatuba, promove na segunda-feira (08), o 4º Fórum de Aleitamento Materno, a partir das 8h.
O evento será realizado no Teatro Mário Covas com uma vasta programação de palestras e mesa redonda. Para participar é necessário se inscrever no link: https://www.sympla.com.br/4-forum-de-aleitamento-materno-de-caraguatatuba__1660953.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar o incentivo ao aleitamento materno – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.
A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025.
Os benefícios também ajudam as mulheres que amamentam, possibilitando menos risco de desenvolver câncer de mama, ovário e depressão pós-parto, além de estreitar os laços entre mãe e filho.


Confira a programação do Fórum:


8h – Credenciamento
8h30 – Abertura oficial
9h – Tema: “Fortalecer a amamentação. Educando e Apoiando” – Palestrante: Dr. Yechiel Moises Chencinski – Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP – São Paulo. Residência Médica em Pediatria pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Membro afiliado da WABA. Multiplicador de Curso Oficial do Ministério da Saúde para Equipes de Saúde da “Avaliação do Frênulo Lingual em Recém-Nascido”. Membro da Câmara Técnica de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Coordenador do livro “Aleitamento Materno na Era Moderna. Vencendo Desafios” da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Cocriador da Iniciativa Consultório Amigo da Amamentação. Criador e gerenciador do Movimento Eu apoio leite materno.
10h – Vivência de Dança Circular com Enfª Obstetra e focalizadora Carla Bruço, Cristiane Rezende e Mara Rojo.
10h30 – Tema: “Apoio à amamentação no contexto da prematuridade” – Palestrante: Dr. Fábio Ichiy – Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, fez residência médica em Pediatria e Neonatologia no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – FMRP – USP. É pediatra no Hospital Santos Dumont – Caraguatatuba desde 2015, Neonatolgista desde 2014 na Casa de Saúde Stella Maris e coordenador da UTI Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris desde 2019.
11h30 – Apresentação campanha de doação de leite materno
12h – Intervalo para o almoço
13h – Recredenciamento
13h30 – Tema: “Banco de Leite Humano” – Palestrante: Enfª Ana Cláudia Ferreira de Oliveira Tripac – Enfermagem Pediátrica e neonatal pela faculdade Albert Einstein. Funcionária pública em Caraguatatuba desde 2009 onde colaborou com a fundação e implantação do CEAMI e Banco de Leite Humano de Caraguatatuba, capacitada pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano com o curso de processamento e controle de qualidade do leite humano.
14h – Mesa redonda: Desafios dos profissionais de saúde em promover a amamentação – Mediadora: Enfª Ana Cláudia F. Oliveira Tripac; Gustavo Alexei Boher Lopes – Secretário de Saúde de Caraguatatuba – médico; Derci Andolfo- Secretária Adjunta de Saúde de Caraguatatuba, formação farmacêutica; Dra. Maira Mendonça Lobo – Pediatra Responsável Médica do BLH; Dr. Luiz Ferraz – Organização João Marchesi; Enfª Ana Carolina Martins Bueno – Casa de Saúde Stella Maris; Enfª Alexandra Freitas – Coordenadora da Atenção Básica.
15h30 – Tema: “A Importância do apoio durante a gestação e amamentação” – Palestra: Samara Aguilar, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba.
16h30– Apresentação cultural e encerramento

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba