POLITICA de Navegação com Cookies

Ao navegar nesse sitem voce aceita que coletemos seus dados de Navegação para armazenarmos em cookies que usamos para melhorar sua Experiência de Navegação seus dados serão armazenados apenas no momento da sua Navegação na Pagina e não serão usados para nenhum outro fim, ao sair do site seus dados serão eliminados.

Aceito
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista

Caraguatatuba sedia nesta quinta o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista

Prefeitos, gestores e servidores de mais de 30 municípios estão inscritos para o encontro que será realizado no Teatro Mário Covas. Caraguá, Mogi das Cruzes, Santos, São José dos Campos e Taubaté compartilham inovações implantadas

Por: Redação
June 22, 2022, 4 p.m.

Caraguatatuba sedia nesta quinta-feira (23) o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista, evento que reúne, no Teatro Mário Covas, a partir das 8h30, prefeitos, gestores, servidores públicos e empresários para tratar de tecnologia e inovação no desenvolvimento das cidades.

É o segundo evento presencial realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) no Estado de São Paulo desde o início da pandemia do novo coronavírus. O Fórum para o Vale do Paraíba e Litoral Paulista é uma parceria entre a RCD e Prefeitura de Caraguatatuba. “O momento é importante para se debater inovações que possam transformar as cidades por meio da troca de experiências, conhecimentos e apresentação de soluções, políticas públicas e modelos implantados pelas Prefeituras”, adianta o diretor da RCD, José Marinho.

Temas como 5G, governos eletrônicos e como as cidades paulistas investem na transformação digital dos serviços públicos serão tratados no evento. “Para Caraguatatuba, é muito importante receber o Fórum Cidades Digitais e Inteligentes. Desde a minha primeira gestão temos investido em tecnologia a serviço da população. A integração dos serviços, acessos a documentos da administração pública, troca da iluminação pública por lâmpadas de LED, muito mais econômica e que também possibilitam integração com outros sistemas, já são uma realidade e logo nossa cidade será totalmente digital”, ressaltou o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

O prefeito, juntamente com o diretor de Estatística e Informação da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Marcelo Gomes, vão expor o projeto ‘Tecnologia de Satélites Orbitais Aplicados no Monitoramento de Ocupações Irregulares e Controle dos Impactos Ambientais’.

Para acompanhar e receber alertas decorrentes das alterações em todo o território do município, o Departamento de Estatística e Informação da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento implantou uma solução de monitoramento com imagens de satélite de alta resolução capazes de identificar com precisão o surgimento de novas construções, invasões, descarte irregular de entulho e degradação da vegetação, além de servir de ferramenta para a tomada de decisão na adoção de políticas públicas que contemplem as necessidades da população.

Palestras - Entre os convidados confirmados estão o Gerente de Projetos na Secretaria de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Maurício Miranda da Fonseca, o prefeito de Taubaté, José Antonio Saud Junior, o secretário de Planejamento e Inovação de Santos, Fábio Ferraz, e os gestores da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Ernando Martos Junior e José Dias Junior. 

As ações de São José dos Campos, a primeira cidade inteligente brasileira com certificação ISO, também serão apresentadas pela supervisora na Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de SJC, Ghislaine Virgínia Fonseca. “São modelos e informações que, não tenho dúvidas, inspiram o trabalho das demais Prefeituras que estão buscando maior eficiência de gestão, principalmente as menores que encontram nos eventos da RCD tecnologias acessíveis e de acordo com a realidade vivida na gestão municipal. A pandemia fez a administração pública redimensionar a questão de se implantar ferramentas novas e da necessidade de mudar a relação com a sociedade”, completou o diretor da RCD, José Marinho.

A programação completa está disponível pelo http://sympla.com.br/rcd e as inscrições são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades e universidades. O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista tem o patrocínio ouro da 1Doc, Binário Cloud, OM30, Perfilcomp e Sonner; e patrocínio prata do Aprova Digital, Evolution Tecnologia Funerária, Gove e No Paper; e o apoio institucional da AGEMVALE (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte)

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais de Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista

23 de Junho – Caraguatatuba

Local: Teatro Mário Covas

 

Fonte: Rede Cidades Digitais