Aceito
- Foto: Ernesto Zamnon

Obras na BR-101

CCR prevê finalização das obras no km 33 da Rio Santos, em Ubatuba

Danos na pista foram causados pelas fortes chuvas do início de abril

May 7, 2022, 9 a.m.

As equipes de engenharia e de obras da Concessionária CCR RioSP devem concluir, na próxima semana, os trabalhos de recuperação definitiva de parte da pista que cedeu no km 33,6 da BR-101 (Rio-Santos), em Ubatuba – região de Itamambuca. O local, que fica na região norte do município, foi um dos mais atingidos pelas chuvas do início do mês de abril, ocasião em que a rodovia chegou a ter mais de 15 pontos de interdição (total e/ou parcial), principalmente, devido a ocorrências de deslizamento de massa e ruptura de faixa.
De acordo com a Concessionária, na próxima semana deve ser concluída a execução da base e sub-base, que são estruturas que antecedem a aplicação da capa asfáltica, e aplicação do pavimento. Na sequência, será feito o sistema de drenagem (meio-fio) para o escoamento da água da chuva. Por fim, a equipe de conservação fará a sinalização horizontal e implantação de dispositivo de segurança (defensa metálica). Em caso de chuva, os trabalhos podem ser adiados ou interrompidos.
Diante deste cenário, a CCR informa aos motoristas que trafegam pelo local que o tráfego no km 33,6 permanece no sistema pare e siga. É imprescindível que a continue a ser respeitada. Outra recomendação é redobrar a atenção ao passar pelo trecho em obras.
Os demais trechos da BR-101 funcionam normalmente, pois a interdição total no km 4 foi liberada no dia 12 de abril.

Mais sobre os serviços
As obras no km 33,6 tiveram início no dia 18 de abril. Inicialmente a concessionária reconstruiu o aterro danificado com aplicação de calda de cimento para impermeabilizar o local e evitar o avanço da erosão. Também foram realizadas escavações na crista do talude para suavizar a parte mais íngreme da erosão. Por fim, ocorreu o preenchimento e recomposição da área danificada pela chuva, com aplicação de rachão para, na sequência, o pavimento ser refeito.

Relembre o caso
Ubatuba sofreu com a forte incidência de chuvas registradas no litoral norte do estado de São Paulo e litoral sul do estado do Rio de Janeiro nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril de 2022.
Nestes três dias de precipitações acima da média, o município de Ubatuba registrou, em vários de seus pluviômetros, quase 600 mm de chuva que, somadas aos fortes ventos e ressacas marítimas, agravaram a situação em toda a cidade. Entretanto, as regiões norte e central foram as mais atingidas.
Estradas foram parcial e totalmente interditadas e algumas comunidades ficara totalmente ilhadas, com acesso apenas aéreo e marítimo. A prefeitura decretou estado de Emergência a fim de mobilizar as esferas estadual e federal no apoio com recursos para minimizar esses impactos.

Saiba mais em:

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU