Aceito
- Foto: Divulgação

Turismo

CMT realiza reunião extraordinária para votação de investimentos do Dadetur 2022

Aprovação do órgão prevê benefício a quatro atrativos de Ubatuba

May 7, 2022, 9 a.m.

Na manhã da sexta-feira (6), o Conselho Municipal de Turismo realizou uma reunião extraordinária para a votação de objetos de investimentos para a verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos - Dadetur 2022.
O secretário de Turismo, Alessandro Luís Morau, informou que este ano Ubatuba será contemplada com um repasse de R$5.521,889,05 – R$ 90 mil a mais que o valor previsto, devido a adequações feitas pelo próprio Dadetur.

Foi proposta a destinação a quatro investimentos:
1 – Portal da Oswaldo Cruz – R$ 2 milhões
Sem tempo hábil para ser incluído na proposta de 2021, agora, com aprovação prévia do DER, responsável pela rodovia, o atrativo foi inserido na lista para 2022. Já existe um projeto inicial de uma construção sustentável que utiliza como matéria-prima o bambu, com mais de 50 anos de projeção de durabilidade. O portal deve contemplar quatro salas, onde poderão ser instaladas a sala de controle da Comtur responsável pela entrada veículos de turismo no município; apoio e atendimento usuário, com Centro de Informações Turísticas (CIT); espaço de utilização para DER e de apoio para o Corpo de Bombeiros/Resgate.
Saiba mais em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/der-estrada-da-almada/

2 - Revitalização da Orla do Perequê- Açu – R$1,8 milhão
O projeto deve ser elaborado pela empresa que ganhou a licitação da Empresa de Desenvolvimento Urbano – Emdurb para o desenvolvimento de projetos estruturais em Ubatuba. Estão previstas melhorias na estrutura da orla e ciclovia.
3 – Entrada da Vermelha do Centro – R$406 mil (com contrapartida de R$26 mil)
Projeto proposto pelo conselheiro Hugo Galo Neto, que contempla desde a entrada do Tenório à entrada da Vermelha do Centro. Morau ainda acrescentou  a possibilidade de execução de um outro projeto complementar a este,  que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo, contemplando ciclovia e calçada no Tenório (entretanto, este segundo não entrará na lista do Dadetur).
4 – Revitalização da ciclovia da Tabatinga a Lagoinha – R$1,3 milhão
Em sintonia com a cidade de Caraguatatuba, que está investindo  na ciclovia até a divisa, a proposta é revitalizar a ciclovia que vai da Tabatinga à Lagoinha, com pintura, iluminação e melhorias estruturais, oferecendo melhores condições de tráfego para os ciclistas. O projeto também deve ser elaborado pela empresa contratada pela Emdurb.

Verbas 2021
Sobre os projetos contemplados pela verba do Dadetur 2021, Morau explicou que foi iniciado o processo para realizar a licitação visando a execução da estrada do Caisão e revitalização do calçadão da avenida 9 de julho. “Nosso desejo é que a execução de ambos possa começar ainda no primeiro semestre, entretanto, o prazo vai depender das etapas burocráticas necessárias para a viabilização das obras”, afirmou o secretário.
Já a revitalização da avenida Leovigildo Dias Vieira (orla do Itaguá), exigiu atualização nas planilhas do projeto e, como a necessidade de investimento da contrapartida do município aumentou, a Secretaria de Infraestrutura está adequando o orçamento ao cronograma para iniciar as obras.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU