POLITICA de Navegação com Cookies

Ao navegar nesse sitem voce aceita que coletemos seus dados de Navegação para armazenarmos em cookies que usamos para melhorar sua Experiência de Navegação seus dados serão armazenados apenas no momento da sua Navegação na Pagina e não serão usados para nenhum outro fim, ao sair do site seus dados serão eliminados.

Aceito
- Foto: Chef Roberta Manoela
- Foto: Chef Roberta Manoela

Gastronomia

Docinhos para o frio

Por: Chef Roberta Manoela
May 7, 2022, 9 a.m.

Já falamos muito sobre comidas salgadas que são mais gostosas e desejadas nas estações mais frias, mas não me recordo de ter falado de doces ??
Sim, eu mesma só como alguns tipos de doces em estações específicas, principalmente porque gosto daquela preparação “psicológica” do tipo: – Hummmm… está ficando mais friozinho, vem chegando a temporada de arroz doce.
Assim como da Canjica com amendoim, Crumble de banana, Petit gâteau, Brownie, Fondue de chocolate e frutas, Bolinho de chuva, Chocolate quente, Torta de maça… Enfim, são muitas as opções, prometo tentar escrever sobre todas elas.
Vamos começar então, com a minha receita doce predileta para a época: Arroz doce!

Ingredientes
1 xícara rasa (200ml) de arroz
3 litros de leite integral
15 colheres de sopa de açúcar
1/2 Canela em pau (opcional) ou
6 flores de cravos (opcional).

Modo de preparo
Coloque o leite em uma panela alta, tipo caldeirão de preferência, misture o arroz cru, o açúcar e as especiarias que deseja. Leve ao fogo alto e deixe ferver, ao levantar fervura, abaixe o fogo e deixe apurar por cerca de 1h. Mexer com frequência para não queimar, o aspecto do leite vai mudando, vai ficando mais grosso e com cor caramelizada. Desligar e deixar esfriar antes de colocar na geladeira. Sirva como desejar, frio ou quente.

Dicas:
– Ao servir quente, você pode acrescentar uma bola de sorvete de creme com raspas de chocolate amargo por cima, contrastes e texturas equilibradas.
– Ao servir gelado, experimente acrescentar cubinhos de manga, banana ou maçã, caramelizadas com manteiga e canela.
Os doces estão presentes em nosso dia a dia e são representações de grande parte da nossa cultura, não devem ser desprezados, mas devem ser consumidos com cautela. Comer também é um ato de amor, aproveitem as oportunidades, bom apetite!