POLITICA de Navegação com Cookies

Ao navegar nesse sitem voce aceita que coletemos seus dados de Navegação para armazenarmos em cookies que usamos para melhorar sua Experiência de Navegação seus dados serão armazenados apenas no momento da sua Navegação na Pagina e não serão usados para nenhum outro fim, ao sair do site seus dados serão eliminados.

Aceito
Hospital Governador Mário Covas Junior - Foto: Divulgação

Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela cancela cirurgias eletivas e reabre leitos para atendimentos de Covid-19

Por: Redação
Jan. 10, 2022, 8 a.m.

 

A Prefeitura de Ilhabela decidiu ampliar, nesta terça-feira (11/1), os leitos de Enfermaria Covid-19. A medida foi anunciada pelo prefeito Toninho Colucci em função do aumento de casos da doença na cidade, aliado à procura de atendimento por causa de síndrome gripal e do vírus Influenza.
Serão ampliados os leitos de Enfermaria Covid-19 que funcionam no espaço onde hoje funciona o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial). “A cada 200 testes realizados na cidade, pelo menos 30% estão apontando positivo para Covid-19. Estamos recebendo muitas pessoas na cidade e esse percentual tem se mantido nos últimos 10 dias, pelo menos. Por conta da procura por atendimento, decidimos reativar os leitos e suspender temporariamente as cirurgias eletivas”, explica o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Segundo ele, a administração está em busca da contratação de mais profissionais para o atendimento de pacientes. “A gente não encontra muitos profissionais disponíveis no mercado, mas não estamos medindo esforços para fazer da melhor forma. A ideia é já termos mais profissionais esta semana”.
Colucci informou ainda que retomar a barreira sanitária na cidade não teria o mesmo efeito como foi feito no auge da pandemia. “O vírus já está na cidade e esse controle de acesso não teria o mesmo efeito”, explicou.

Atendimento e testagem
Como os sintomas da gripe são parecidos com a da Covid-19 e da Influenza, os pacientes que vão até as Unidades de Saúde, Gripário ou Hospital Mário Covas realizam teste rápido de antígeno e, em casos positivos, coletam também o exame RT-PCR.
Após esses procedimentos, são medicados e orientados a fazer isolamento em casos mais simples. Os casos mais graves são direcionados ao Gripário Municipal e os que necessitam de internação ao Hospital Mário Covas Junior.
Além do Gripário Municipal e o Hospital Mário Covas Junior, que funcionam 24 horas, Ilhabela conta com o Posto de Saúde da Barra Velha com horário de funcionamento estendido até às 21h.
A Prefeitura de Ilhabela informa que continua a disposição com Posto de Testagem Rápida Covid-19, que funciona no PEII da Barra Velha, sempre de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. O PEII da Barra Velha fica na Rua Antônio Carlos Aires da Fé, em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Vacinação
Ilhabela continua com a campanha contra Covid-19 com vacinação da 3ª dose (reforço) para pessoas acima de 18 anos, a partir de 120 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado, além da 1ª e 2ª dose para pessoas acima de 12 anos.
Quem ainda não se vacinou pode procurar uma Unidade de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, ou o Posto Fixo de Vacinação contra Covid no Espaço Carolina, das 9h às 18h, que fica ao lado do Posto de Saúde do Perequê, na Rua Carolina Vanderstappen, 275, no Perequê.
“Precisamos manter os protocolos: usar as máscaras, higienizar as mãos e se vacinar. Não vamos medir esforços para passar por mais esse período. Peço compreensão, pois os nossos profissionais estão fadigados, mas todos serão atendidos”, salienta Colucci.
Importante ressaltar que continua em vigor o decreto que obriga o uso de máscaras na cidade e o passaporte vacinal (com duas doses) para entrar nos comércios da cidade

Fonte: Prefeitura de Ilhabela