Aceito
Representantes de Cascavel estiveram em São José para conhecer os VLPs: veículos 100% elétricos e novo modelo joseense já viraram referência nacional. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

São José dos Campos

VLPs de São José viram referência para cidade do Paraná

Nov. 24, 2021, 8 a.m.

Os VLPs (Veículos Leve sobre Pneus) 100% elétricos comprados pela Prefeitura de São José dos Campos têm sido referência nacional e modelo para diversos municípios do país. Nesta segunda-feira (23), representantes da Prefeitura de Cascavel, no Paraná, estiveram na cidade para conhecer e saber mais sobre todo o processo para a aquisição dos veículos.
Atualmente, a Prefeitura de Cascavel está realizando estudos para uma nova concessão do transporte coletivo do município. “Uma das premissas para desonerar o usuário é a compra de frota pública, articulados elétricos para operação privada e São José dos Campos foi o exemplo que nos inspirou”, disse a diretora do Transitar (Departamento de transporte da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania de Cascavel, Larissa Boeing.
Em São José, os VLPs irão integrar a frota do novo modelo de transporte público e circular pela Linha Verde, corredor sustentável que está na fase final de obras e irá interligar numa primeira etapa as regiões sul e Centro. A previsão é de que o corredor, assim como a nova concessão, entre em operação no primeiro trimestre de 2022.
Segundo Larissa, que esteve acompanhada da presidente da Transitar, Simoni Soares, a visita à São José teve por objetivo conhecer os veículos, a tecnologia empregada e, principalmente, o processo de aquisição. “Ficamos impressionadas com a infraestrutura do município e com os investimentos na área de mobilidade”, afirmou.
“Saímos daqui com a sensação de dever cumprido e com a missão de levarmos essa novidade para nosso sistema”, completou.

VLPs já chegaram
Esperados para dezembro, os VLP’s foram entregues pela BYD, empresa que venceu a licitação, no último dia 7 e já estão em São José dos Campos.
Os veículos têm propulsão elétrica, não emitem gases nocivos, são mais econômicos, com menor custo de manutenção e melhor desempenho.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos