Aceito
Piquetes são instalados na Praia do Estaleiro para reforçar a segurança e proteção ambiental - Foto: Comunidade da Praia do Estaleiro do Padre
Placas normativas são instalados na Praia do Estaleiro para reforçar a segurança e proteção ambiental - Foto: Comunidade da Praia do Estaleiro do Padre

Preservação Ambiental Segurança Pública

Placas informam as proibições aos frequentadores

Por: Melissa Schirmanoff
Nov. 18, 2021, 9 p.m.

Uma praia para relaxar, curtir a brisa do mar, fazer uma caminhada, apreciar uma linda paisagem e nadar tranquilamente em suas águas mansas. Com ampla faixa de areia e mar calmo que demora para afundar. Boa para curtir com a família, crianças e idosos ainda que distante do centro de Ubatuba, ao Norte. Totalmente cercada pela Mata Atlântica, de onde saem algumas nascentes e riachos que deságuam na praia. Um verdadeiro paraíso que, acredite, já foi pouco frequentada. Seu nome: praia do Estaleiro do Padre.

Nos finais de semana e durante toda a alta temporada, esse cenário tem sido afetado nos últimos anos pela super lotação de veículos estacionados na faixa de areia, em área de preservação ambiental, invadindo o jundu, ou ainda circulando em alta velocidade. Até rachas são praticados na faixa de areia além de condutores alcoolizados circulando em velocidade incompatível com o local colocando em risco principalmente a vida das crianças.

Na falta de espaço ou puro comodismo, comum já era ver carros praticamente imersos na beira do mar privando os banhistas de utilizar o espaço com segurança, carro trafegando na beira do mar para realização das famosas ‘selfies’ resultando em atolamento e liberação de produtos automotivos no mar, num claro atentado ao ambiente marinho.

Acampamentos, fogueira, churrasquinho, cachorros e ao final do dia muita sujeira deixada na areia que acaba sendo arrastada para o mar.

Insegurança e degradação do meio ambiente.

Esse cenário levou a comunidade local a procurar a administração pública para adotar ações que resultem efetivamente na preservação ambiental e da vida. Foi uma longa caminhada que através de um processo administrativo que tramita desde 2019 na Prefeitura Municipal de Ubatuba (PROCESSO SAU/11.323/20/19) permitiu que a partir de agora a utilização da praia seja normatizada, punindo quem a desrespeitar.

Foram instaladas em toda a praia do Estaleiro piquetes de eucalipto tratado delimitando a área de tráfego de veículos e estacionamento, deixando assim a faixa de areia livre para banhistas utilizarem com segurança para o lazer.

Os piquetes de eucalipto tratado foram doados por moradores, comerciantes e apoiadores da ação de preservação ambiental que contou com a parceria de iniciativa da Comunidade da praia do Estaleiro com apoio da Prefeitura de Ubatuba, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Trânsito, que desenvolveram juntas o projeto de Ordenamento do Estaleiro, visando organização e preservação, melhorando assim a qualidade de vida humana e marinha.

Com a conclusão da instalação dos piquetes, a comunidade conta a partir de agora com a Fiscalização da Guarda Municipal e Polícia Militar que fará as autuações necessárias a quem descumprir as normas.

A Comunidade da praia do Estaleiro espera agora que o cenário degradante de outrora de espaço ao respeito ao meio ambiente e marinho, à comunidade tradicional e à segurança de todos que quiserem desfrutar da natureza.

Placas alertando para as proibições já foram instaladas e a Comunidade iniciou a divulgação em sua rede social mas sabe que a conscientização é algo a conquistar. Animados e esperançosos, a Comunidade que, unida, se prontifica a fazer uma campanha de educação dos frequentadores se manifesta ao divulgar a novidade:

“Certos de que grandes mudanças muitas vezes não agradam a todos, estamos cientes que este começo de adaptação será de muita instrução e reeducação, mas estamos prontos e com muita energia para fazer nossa parte de informar e transformar esta praia em um lugar mais agradável e preservado para que esta e gerações futuras possam usufruir deste pedacinho do paraíso com qualidade.

Quem realmente gosta deste lugar vai entender que estas mudanças se fizeram necessárias e só trarão benefícios a todos os envolvidos.

Ressaltamos que o estacionamento na praia continua GRATUITO e que há estacionamentos particulares pagos, algo que ocorre em todas as outras praias de UBATUBA, sendo assim fica a critério de cada um, escolher onde irá estacionar seu veículo dentro dos espaços permitidos, sem invadir a mata e respeitando o regramento imposto pela Secretaria de Trânsito.

Vale ressaltar que o movimento das marés deve ser observado, pois a mesma quando alta, reduz ou elimina toda a possibilidade de estacionamento na faixa de areia. Não corra o risco de danificar seu veículo, e evite transitar ou estacionar na faixa de areia nestes períodos de maré cheia.

Por fim e não menos importante, vale lembrar que as leis Municipais, Estaduais e Federais se aplicam aqui assim como em toda cidade de Ubatuba e Litoral do Brasil”.

PROIBIDO EM ÁREA DE PRAIA

-JOGAR LIXO (Lei 9605/98, Lei Municipal n°1027/99 e Lei Federal: 12651/12)

-SOM ALTO (Lei Municipal n°4357/2020 com multas de até 10 mil reais e caso de desrespeito)

-CHURRASCO (Decreto Estadual n°52.388 de 13/02/70 e Lei Municipal n° 1.360 de 27/05/94)

-ANIMAIS DOMÉSTICOS (Lei Municipal n°1027/99)

-ACAMPAMENTO SELVAGEM (Decreto Estadual n°52.388 de 13/02/70 e Lei Municipal n°1360 de 27/05/94)

-FOGUEIRA (Lei federal n°477/65)

-INVADIR O JUNDU (Resolução n°303/02 - Crime ambiental gravíssimo)

Por favor nos ajudem a preservar este lugar e desfrutem deste paraíso de forma consciente e com responsabilidade.

Sejam muito bem-vindos à nova Praia do Estaleiro do Padre!