POLITICA de Navegação com Cookies

Ao navegar nesse sitem voce aceita que coletemos seus dados de Navegação para armazenarmos em cookies que usamos para melhorar sua Experiência de Navegação seus dados serão armazenados apenas no momento da sua Navegação na Pagina e não serão usados para nenhum outro fim, ao sair do site seus dados serão eliminados.

Aceito
- Foto: Claudio Gomes/PMC

Caraguatatuba

Aplicação da dose adicional contra Covid-19 para pessoas maiores de 18 anos começa nesta sexta (19) em Caraguatatuba

Por: Redação
Nov. 18, 2021, 8 a.m.

 

A partir desta sexta-feira (19) começa a valer a ampliação dos grupos da vacinação com a dose adicional – terceira dose – contra a Covid-19 em Caraguatatuba. Agora, de acordo com o Ministério da Saúde, todas as pessoas acima de 18 anos devem receber o imunizante.
Para receber a dose adicional a pessoa precisa ter completado o esquema vacinal com a segunda dose há pelo menos cinco meses (ou 152 dias), independente do imunizante aplicado.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população verificar a data de aplicação da segunda dose. Ela pode ser encontrada no cartão de vacinação Covid-19 físico e online (Conecte Sus ou aplicativo do Poupatempo).
Para pessoas com imunossupressão, o intervalo continua o mesmo. Todas elas devem receber a dose adicional com pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal.
A Secretaria de Estado da Saúde recomenda a aplicação de doses adicionais na população, podendo-se utilizar o imunizante disponível.
Não é necessário fazer agendamento para ser vacinado com a dose adicional. Porém, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação Covid-19.

Primeira e segunda dose
A primeira dose continua sendo aplicada para as pessoas com mais de 12 anos por meio do ‘Vacina Caragua’. Para se vacinar é muito importante que a pessoa esteja devidamente agendada pelo aplicativo ‘Caraguatatuba 156’. Não serão feitas vacinas de primeira dose sem o agendamento do aplicativo.
A segunda dose está sendo aplicada em todo e qualquer indivíduo que precise completar o esquema vacinal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 16.244 pessoas ainda precisam receber o imunizante.
A pasta ressalta que os intervalos da segunda dose (Pfizer, Astrezeneca e Coronavac) continuam os mesmos:

Pfizer: para adultos com mais de 18 anos o intervalo é de 21 dias (três semanas). Menores de 18 anos recebem a segunda dose com 56 dias (oito semanas);
CoronaVac: 21 dias;
Astrezeneca: 56 dias (oito semanas).
A pessoa deve estar atenta à data marcada no cartão de vacinação Covid-19 recebido no dia da primeira dose.

Locais e horário
Mudanças vão ocorrer nos locais de vacinação a partir da próxima semana. Na segunda (22), as doses contra a Covid-19 serão aplicadas somente nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Entretanto, o horário continua o mesmo, das 8h às 15h.
As UBSs são: UBS Ademir Reis (Perequê Mirim), UBS José Maurício Borges (Perequê Mirim), UBS Porto Novo, UBS Morro do Algodão, UBS Tinga, UBS Jaraguazinho, UBS Rio do Ouro, UBS Sumaré, UBS Casa Branca, UBS Jetuba, UBS Massaguaçu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba