POLITICA de Navegação com Cookies

Ao navegar nesse sitem voce aceita que coletemos seus dados de Navegação para armazenarmos em cookies que usamos para melhorar sua Experiência de Navegação seus dados serão armazenados apenas no momento da sua Navegação na Pagina e não serão usados para nenhum outro fim, ao sair do site seus dados serão eliminados.

Aceito
- Foto: Divulgação

Saúde & Prevenção

Prefeitura de Ubatuba cria Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal

Prioridade é acolhimento e cuidado a animais

Por: Redação
Oct. 14, 2021, 7 a.m.

 

Elaborar o plano municipal de proteção e bem-estar animal de maneira participativa, firmar parcerias ou convênios e potencializar os meios existentes com vistas ao cuidado animal, efetuar diligências nas entidades que prestam serviço de acolhimento, cuidado, serviço ou suporte animal: estas são algumas das atribuições da nova Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal de Ubatuba, criada pela Lei número 4418/2021.
Outro objetivo da diretoria é articular o serviço de gestão do cuidado animal, prestando auxílio aos cidadãos que efetuam a guarda provisória de animais abandonados, criando banco de dados único de adoção animal e organizando grupos de voluntários para a tutela do interesse animal, bem como recebendo denúncias de maus tratos de animais.
Palestras de conscientização nos núcleos sociais, elaboração de materiais publicitários de campanhas de prevenção de doenças animal e de maus tratos são alguns exemplos de outras ações a serem desenvolvidas.
A nova diretoria, que incorpora também as atribuições referentes aos serviços de combate às zoonoses como castrações e vacinação antirrábica, está vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. O cargo é ocupado por Carlos Rocha, que é formado em Educação Física e há mais de 16 anos atua como protetor animal no município.
Com a criação da nova diretoria, todas as ações de Zoonoses e de Bem-Estar Animal passam a ser competência do novo setor e não mais da Supervisão de Vigilância em Saúde. Isso inclui: ações de castração, Centro de Referência Animal (CRA), Castramóvel, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), canal de denúncia de maus-tratos e abandono de animais, além de vacinação antirrábica.
A equipe do CCZ e do CRA é composta atualmente por 4 médicos veterinários, 2 auxiliares de médico veterinário, 01 administrativo, 06 tratadores de animais, 02 profissionais de limpeza, 01 vigia, além do diretor.
A diretoria provisoriamente está atendendo na sede da Vigilância em Saúde (rua Cunhambebe, 521 – Centro) porém em breve funcionará no CRA (av. Pacaembu, 101, na Estufa I), no horário das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU