- Foto: Luís Gava/PMC

Caraguatatuba

CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e tem mais de 2 mil pacientes

Por: Redação
Sept. 7, 2021, 7 a.m.

 

Localizado no bairro Sumaré, em Caraguatatuba, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) oferece, durante todo o ano, atendimento psicológico e psiquiátrico para pessoas que sofrem com transtornos mentais considerados severos, bem como depressões graves.
Atualmente, o CAPS possui 2.507 pacientes ativos. Desses, 571 iniciaram os acompanhamentos neste ano. Ele oferece atendimento com médico psiquiatra, psicólogo e terapeuta ocupacional, e conta com uma equipe de enfermagem e assistente social.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a julho de 2021 foram realizados 6.177 atendimentos médicos na unidade.
Em função da pandemia da Covid-19, as atividades oferecidas aos pacientes foram reestruturadas e adequadas para atender os protocolos sanitários. Entretanto, o CAPS permanece de portas abertas para quem necessita de apoio.
A pessoa pode ser atendida pelo CAPS através do encaminhamento feito pela unidade de saúde. Ela também pode procurar a unidade por conta própria. Independentemente do caminho utilizado, a pessoa passará por uma triagem e a partir daí será agendada uma consulta.
Em casos mais graves, para pessoas em sofrimento ou com ideação suicida, que ainda não são pacientes da unidade, é feito o acolhimento. Esse processo é realizado por meio da ‘escuta qualificada’. Com ela, o profissional consegue entender qual é a real situação da pessoa. Caso haja alguma emergência, o Samu é acionado.

Setembro Amarelo
‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que tem como objetivo a prevenção e redução do número de suicídios. Além disso, de acordo com o site da própria campanha, ele “visa a conscientização e a desmistificação do suicídio. Dessa forma, é preciso agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país”.
Dentro da campanha, a unidade resolveu capacitar os seus profissionais e funcionários para oferecer um melhor atendimento aos pacientes que estão passando por essa situação.
Nesta sexta-feira (3), os profissionais e funcionários do CAPS II participaram de uma roda de conversa para debaterem sobre o filme: Si Puó Fare. A mediadora foi a psicóloga Mirna Fleck de Sá, na própria unidade.
Serviço – O CAPS II está localizado na Avenida Siqueira Campos, 503, no  Sumaré. O telefone é o (12) 3886-2701. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba