Tartarugas albinas - Foto: Projeto Tamar
Tartarugas albinas podem ser vistas no Projeto Tamar em Ubatuba - Foto: Projeto Tamar
Tartarugas albinas podem ser vistas no Projeto Tamar em Ubatuba - Foto: Projeto Tamar

Feriado

Obras do artista Lucas Isawa e nova “casa” das tartarugas albinas são atrações do Tamar neste feriado

O Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar de Ubatuba estará aberto para visitação no feriado do dia 7 de Setembro (terça-feira).

Por: Redação
Sept. 3, 2021, 5 p.m.

 

Instalado em uma área de 1.800 m², conta com um complexo de tanques que juntos somam 208 mil litros de água do mar. Os visitantes poderão ver de perto 23 tartarugas marinhas de quatro das cinco espécies existentes, desde juvenis até animais adultos que pesam mais de 130 quilos. Merece destaque o recém inaugurado recinto das tartarugas cabeçudas albinas, onde é possível observar os animais submersos através de 4 visores e se encantar com sua beleza.

Durante a visita painéis informativos e monitores apresentam informações diversas sobre a biologia das tartarugas marinhas, noções de ecologia e cuidados com o meio ambiente, a história da Fundação Projeto Tamar e as ações de proteção e pesquisa desenvolvidas.

Outro destaque fica por conta de duas esculturas - luminárias de tartarugas marinhas feitas pelo renomado artista Lucas Isawa, conhecido por transitar com fluência pelas diversas manifestações das artes visuais. As maravilhosas tartarugas doadas pelo artista para a Fundação Projeto Tamar, foram confeccionadas em bambu e papel, e sobre sua obra Lucas declara : “infelizmente, fiz essas esculturas como crítica ao descarte de lixos em todo o planeta, principalmente nos mares, onde animais que nunca conviveram com plásticos acham que é comida e acabam comendo. Imagine vocês, com fome, comerem um doce que te mata! Muito triste não acha?”, completa Lucas.

Atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde e Vigilância Sanitária para contenção da pandemia da Covid-19, respeitando os decretos Estaduais e Municipais sobre o tema e buscando oferecer condições seguras para o público, o Centro de Visitantes vem funcionando de forma adaptada, e com parte de seus atrativos suspensos por tempo indeterminado.

A Fundação Projeto Tamar atua com a missão de promover a recuperação das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Executa grande parte das ações do PAN - Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. Atualmente está presente em 23 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas, nos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba recebe o apoio da Prefeitura Municipal.

 

VISITE O TAMAR EM UBATUBA!

 

Endereço:

Rua Antonio Athanásio da Silva, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP

Telefone: (12) 3832-6202

Horário de Funcionamento do Centro de Visitantes

Aberto ao público de quintas a segundas-feiras e feriados, das 10 às 17 horas.

Preços da bilheteria:

Inteira: R$ 25,00

Meia entrada R$ 12,50 (crianças e jovens até 17 anos, estudantes com identificação e professores com identificação)

Gratuidade:

Crianças com menos de 1,20m;

Idosos a partir de 60 anos;

Moradores de Ubatuba com cadastro prévio (consulte regras de gratuidade para moradores na bilheteria do Tamar ou por telefone)

Fonte: Projeto Tamar - Base Ubatuba