Ilhabela

Escola de Ilhabela participa do 10º Seminário “Fala outra Escola” da Unicamp

Por: Redação
July 14, 2021, 7 a.m.

Equipe da E.M. Prefeito Leonardo Reale apresentou “A Comunidade de um Recife de Coral”

A Faculdade de Educação da Unicamp organizou o 10º Seminário “Fala outra Escola”com o objetivo de divulgar experiências educativas singulares no âmbito da relação universidade-escola.
O projeto “A Comunidade de um Recife de Coral”, da E.M. Prefeito Leonardo Reale, foi apresentado no evento. A proposta teve como objetivo proporcionar o conhecimento sobre a composição química da água do mar, ciclos de reprodução e alimentação dos corais, assim como as relações ecológicas estabelecidas pelos mesmos com outros organismos como as algas zooxantelas, que fazem de estruturas de carbonato de cálcio espaços majestosos de colorido intenso e riqueza de vida.
Esse projeto, que foi supervisionado pela Professora Erika Panachuck de Souza, contou com o apoio da professora Denise Carmen dos Santos Longo e dos funcionários Tauan Soares de Jesus, Christina Pereira Campos Pallote, Alexchandrina de Oliveira Santos Nascimento e Suely Magalhães Oliveira Lima.
O estudo sobre os corais teve o intuito de proporcionar aos alunos valiosas informações sobre organismos que formam a vida marinha para que as crianças pudessem conhecer, se encantar e, a partir disso, se engajar no processo de preservação desse ecossistema. Esse trabalho se encaixa no Eixo Temático do Seminário que trata da Educação das Sensibilidades e Narrativas: o Mundo na Escola e a Escola no Mundo, uma vez que trata de um ambiente natural que faz parte do cenário da escola, do bairro e da vida dos estudantes que moram em uma ilha e precisam conhecer o funcionamento desse ambiente para que possam tomar as mais diversas decisões, que vão desde a sua alimentação diária (o sal de cozinha que vem do mar, os peixes, camarões e mexilhões que fazem parte de sua dieta, etc.), passando pelo seu ambiente de lazer e recreação até o descarte do lixo na rua e em suas casas (que pode parar diretamente no mar).
O link do trabalho desenvolvido na escola pode ser acesso pelo https://youtu.be/f2wn9bUqPgY

Fonte: Prefeitura de Ilhabela