Guacamole - Foto: Chef Roberta

Gastronomia

Meio quente e meio frio

Por: Chef Roberta
April 17, 2021, 7 a.m.

Estamos no mês mais indeciso do ano, Abril. Sempre gostei desse mês, quando não morava em cidade litorânea, vinha com mais frequência à praia nessa época. É o primeiro mês do outono, carrega dias ainda quentes, com finais de tarde mais frescos e pôr do sol bem alaranjado, noites frias com direito a chá e uma mantinha para aquecer o coração, nada exagerado, apenas o anúncio de que a estação mudou.

Os contrapontos culinários dessa estação me atrai muito. Comidinhas frescas e leves durante o dia como saladas com frutas, carnes grelhadas e o básico arroz com feijão, e a noite, dá para abusar de receitas mais quentes e aconchegantes, como cremes, sopinhas e mingaus.

A safra de abril é perfeita para isso, vejam:

 

Frutas – Abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, mamão “formosa” e tangerina-cravo.

 

Legumes – Abóbora, abóbora-moranga, abobrinha brasileira, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame e tomate.

 

Verduras – Alface, alho poró, almeirão, catalonha, escarola e repolho.

 

Com o repolho dá para fazer Charuto, receita que escrevi recentemente em uma outra matéria, você pode ler acessando www.chefroberta.com.br/nada-convencional/, cabe perfeitamente nesta ocasião.

A escarola e a alface ficam deliciosas em uma salada de folhas rasgadas, cebola roxa cortada bem fininha e cubinhos de kiwi e tangerina cravo, tempere tudo com sal, azeite e limão. Sirva com um filé grelhado, arroz e feijão.

O cará, o inhame e as abóboras são perfeitos para caldos e cremes, cozinhe, junte gengibre ralado e alho poró refogado em azeite e pronto.

O chuchu é bem eclético, seja cozido na salada de ovos para o dia, ou com camarão no molho de tomates para a noite. Essa receita foi uma das primeiras que coloquei em meu site, acesse e veja www.chefroberta.com.br/camarao-com-chuchu/

Pera por si só já é uma das frutas mais saborosas que conheço, mas grelhada na manteiga vai bem com risoto de queijo gorgonzola, grelhada com canela em cubinhos no mingau de aveia é sensacional e ainda cheia de vantagens nutricionais, experimente.

E não vamos esquecer do abacate, tão importante em nossa alimentação por conter vitaminas A e do complexo B, alguns sais minerais como ferro, cálcio e o fósforo, e serem ricos em vitaminas E e C. No café da manhã com pão e ovo é uma das minhas formas prediletas de consumo, mas confesso que o Guacamole, uma receita da culinária Mexicana, simples e deliciosas, é nessa época do ano, uma das formas que mais consumo.

Basta cortar o abacate, tomate (ou tomate cereja) e cebola em pequenos cubos, bastante coentro, limão e sal. Misture bem e sirva com pão, torrada, tortilha ou chips de batata doce ou inhame. Uau!

Espero que aproveitem ao máximo e tenham todos um Bom Apetite!

Para outras receitas e dicas, acesse meu site em: https://chefroberta.com.br