- Foto: Divulgação

Imunização

Agendamento de vacinação para idosos de 64 anos em Ubatuba está em andamento

Confira como está o calendário de vacinação em primeira ou segunda dose em Ubatuba

Por: Redação
April 28, 2021, 7 a.m.

 

A secretaria de Saúde de Ubatuba informa que a vacinação contra a Covid-19 continua a ser aplicada em primeira dose para os grupos das faixas etárias de 64 anos e 65 e 66 anos, sempre sob agendamento.
Conforme já anunciado, a população de idosos deve aguardar contato do agente comunitário de saúde ou da equipe do posto para o agendamento de dia e horário da vacinação. A equipe da Atenção Básica pede que a população não deixe de comparecer à unidade, caso a vacina tenha sido agendada no posto, ou que aguarde em sua residência a passagem da equipe de vacinação, caso a imunização tenha sido programada em domicílio.
Para o grupo de 64 anos, algumas unidades já iniciaram a vacinação. Outras ainda não começaram essa faixa porque estão completando primeiramente a vacinação dos idosos de 65 e 66 anos.
Já para o grupo de 63 anos foram recebidas 780 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz e a previsão de início de agendamento é a partir de 29 de abril.
Trabalhadores da Educação com 47 anos ou mais que ainda não conseguiram tomar a primeira dose contra a Covid-19 serão imunizados na próxima sexta-feira, 30 de abril, na sede da Escola Técnica de Enfermagem (Etenf), na rua Cunhambebe, 468 – Centro, no horário das 8h30 às 15h30. Para ser vacinado, é obrigatório apresentar o certificado com QR code impresso no site Vacina Já Educação: https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/ Veja mais orientações na página internet da Prefeitura de Ubatuba.

Segunda dose
A orientação de aguardar o contato e agendamento da equipe de saúde vale também para quem já tomou a primeira dose vacina e aguarda para tomar a próxima dose: é necessário esperar o contato da equipe de saúde, que entrará em contato para agendar a data e o horário da aplicação da segunda dose.
Somente quem tem o cartão de vacina comprovando que tomou a primeira dose em Ubatuba poderá tomar a segunda dose. Atualmente, já começaram os agendamentos da imunização em segunda dose do grupo de 68 anos de idade.
A secretaria informa também que trabalhadores da saúde que tomaram a primeira dose da vacina Astrazeneca serão vacinados no dia 6 de maio, das 8h30 às 13h30, também na Etenf.
As vacinas recebidas pelo município até o momento são a Astrazeneca/Fiocruz e a Coronavac/Butantan.  Ambas as vacinas requerem duas doses para obter a resposta imune esperada para a prevenção da doença.
No caso da vacina Coronavac/Butantan, a segunda dose é aplicada 21 dias depois da primeira dose. Já no caso da Astrazeneca/Fiocruz, a segunda dose deve ser tomada somente 12 semanas (3 meses) após a primeira dose.

Critério de vacinação
Como tem sido divulgado em todo o noticiário, o número de doses de vacina que os municípios têm recebido tem sido insuficiente para atender toda a população de cada faixa etária. O mesmo acontece em Ubatuba.
Diante desse cenário, o critério que tem sido adotado pelas equipes da saúde para o agendamento da vacina é a idade, sendo que as pessoas mais idosas dentro de uma mesma faixa etária são as primeiras a serem vacinadas. Por exemplo: alguém que tem 68 anos e 07 meses de vida será vacinado antes de quem tem 68 anos e 02 meses.
A secretaria de Saúde já solicitou ao governo estadual o reforço para complementação da vacinação em primeira dose em diversas faixas etárias, porém ainda não recebeu retorno. Quando as doses forem disponibilizadas, entrarão em contato com as pessoas que aguardam em lista de espera.
A Prefeitura de Ubatuba reforça a importância de manter o distanciamento social, o uso de máscara e a higiene frequente das mãos, mesmo em caso de já ter recebido as duas doses da vacina. A população sem vacina ainda é muito grande e é preciso cuidar para não aumentar o contágio.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU