- Foto: Divulgação

Educação em Pauta

Na sequência você confere as mais recentes notícias da última semana sobre educação em tópicos. Para se aprofundar em cada assunto, é só buscar a matéria conforme a fonte da notícia. As atualizações dessa semana compreendem o período de 16/04 a 22/04.

April 24, 2021, 7 a.m.

Câmara aprova projeto de lei que torna escolas serviços essenciais

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (21) um projeto de lei que proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município. O texto prevê ainda critérios como prioridade na vacinação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas, além de outras medidas de prevenção ao contágio de estudantes, profissionais e familiares.

Fonte: Agência Brasil

Conselho de SP se antecipa ao Congresso e cria restrições ao homeschooling

Na quarta-feira (21) foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação o texto que indica que crianças em homeschooling no Estado de São Paulo devem ter aulas com profissionais, estar matriculadas na rede estadual e municipal, além de passar por avaliações periódicas na escola, se a educação domiciliar for aprovada no Brasil. A proposta se antecipa à lei federal sobre o tema, em discussão no Congresso. Para Alexandre Schneider, pesquisador da Universidade Columbia em Nova York e ex-secretário municipal de Educação de São Paulo, dar aos pais o direito de escolha se seus filhos devem ou não frequentar a escola viola o direito das crianças, estimula a evasão escolar nas áreas mais vulneráveis e abre a porta para que crianças e adolescentes estejam sujeitas à violência.

Fonte: Estado de SP e Folha de SP

Fechamento das escolas: Estudantes brasileiros podem perder 8% da renda futura, diz FMI

As aulas perdidas durante a pandemia de Covid-19, caso não sejam compensadas, podem levar a uma redução de cerca de 8% da renda ao longo da vida para estudantes brasileiros que têm de 10 a 19 anos, segundo estimativa do FMI (Fundo Monetário Internacional). O valor é quase o dobro do que a equipe do FMI prevê para a média da América Latina, onde os estudantes podem esperar uma renda 4% menor no futuro.

Fonte: Folha de SP

Da carga horária às reformas: as adaptações nas escolas por causa do covid

Aulas com duas horas de duração, atividades online, reunião de pais por plataformas digitais e reformas estruturais para receber os liberados 35% dos estudantes são medidas agora comuns na educação durante a pandemia. Todas essas adaptações têm um único objetivo: garantir a aprendizagem dos alunos. O colégio Santa Maria, por exemplo, que mantém o ensino remoto para alunos a partir do 3º ano do fundamental, optou por reduzir a carga horária. Confira na matéria completa as experiências de outras instituições.

Fonte: UOL

Escolas privadas de elite de SP enfrentam embates com professores que não querem volta ao presencial

Escolas particulares de elite da capital paulista têm enfrentado embates com professores para conseguir abrir após a autorização dada pelo governo e pela Prefeitura este mês. Algumas tiveram de retomar as aulas presenciais com quase metade dos professores porque o restante se recusou a comparecer. Outras conseguiram negociar ou ameaçaram demissão e garantiram a volta completa do corpo docente. Professores do ensino infantil, fundamental e médio dizem ter medo da contaminação neste momento da pandemia no País. O Estadão conversou com diretores de escolas e professores, todos na condição de anonimato. Mas contaram que esse é o pior conflito já vivido entre professores e direção de instituições particulares na cidade. “Até nas melhores escolas, a relação está por um fio”, disse uma professora.

Fonte: Estadão

Como preparar a equipe pedagógica e conquistar um ano letivo produtivo

Neste momento de pandemia e incertezas, as lideranças têm uma missão especial: educar a si mesmos, atender aos alunos, atender os professores e a sua equipe. Mas sabendo que conciliar essas necessidades, de fato, é um desafio, Denise Ferreira, pedagoga, produtora de conteúdos e autora do blog Papo da professora Denise, lista algumas ações que podem ajudar nessa trajetória.

Fonte: Escolas Exponenciais

O que pensam os estudantes sobre ensino remoto

Em todo o mundo, crianças e adolescentes viram suas vidas virarem de cabeça para baixo com a chegada do coronavírus, porém costumam ser as últimas a serem ouvidas sobre o assunto. Engana-se quem acredita que elas não entendem o que está acontecendo ao seu redor. Nada escapa, principalmente as escolhas —muitas delas ruins— dos responsáveis por controlar a crise sanitária. O El País escutou alunos da rede pública e particular de seis Estados e a Folha de São Paulo convidou os vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa, em 2019, para compartilharem suas percepções. Confira o que eles disseram nas matérias.

Fonte: El País e Folha de SP