- Foto: Divulgação

Avaliação

Falta de energia elétrica pode ter ocasionado a perda de 240 doses da vacina contra Covid-19

Na segunda-feira (29), uma forte chuva atingiu Ubatuba deixando algumas ruas e bairros sem energia elétrica. Com isso, vacinas foram expostas à alteração de temperatura. A secretaria estadual de Saúde foi notificada e fará a avaliação das doses para verificar se serão liberadas para uso

Por: Redação
April 3, 2021, 7 a.m.

 

A forte chuva que atingiu Ubatuba na segunda-feira (29/03) deixou a cidade sem energia elétrica por algumas horas. Com isso, 240 doses da vacina contra a Covid-19, que estavam armazenadas em geladeira de vacinas, foram submetidas a uma variação de temperatura e pode ter comprometido a sua validação para uso.

Veja a nota da Secretaria de Saúde a respeito:

 

“A secretaria de Saúde de Ubatuba informa que ocorreu uma alteração de temperatura em geladeiras de vacinas de algumas unidades de saúde do Perequê-Mirim, Rio Escuro e Lagoinha (incluindo as vacinas da Praia Dura, que estavam na unidade da Lagoinha).

Segundo a administração, entre as vacinas expostas à alteração de temperatura, havia um total de 240 doses de vacina contra a Covid-19. "Condições climáticas extremas frequentemente provocam instabilidade na rede elétrica e podem ocasionar alteração na temperatura nas câmaras de conservação de vacinas", diz a nota.

A secretaria estadual de Saúde foi notificada e fará a avaliação da situação e das doses de vacinas expostas à alteração de temperatura para verificar se as mesmas serão liberadas para uso. Este é o procedimento de rotina em todo o país e para todas as situações de alteração de temperatura.

Ou seja, não é possível afirmar que as doses foram perdidas, uma vez que só após a avaliação técnica do governo do Estado saberemos qual será o procedimento indicado".