Equipes de liderança participaram de encontro sobre metodologia Lean - Foto: Divulgação

São José dos Campos

Fundhas faz palestra sobre gestão para lideranças em São José

Por: Redação
Feb. 18, 2021, 7 a.m.

 

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) realizou, na quarta-feira (17), uma palestra sobre a metodologia Lean, filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do sistema Toyota, com a participação do Dr. Paulo Fernando, dentista e servidor aposentado, um dos responsáveis por introduzir o método na Secretaria de Saúde do município.
O evento, oferecido às lideranças, faz parte da implantação do Lean nos processos administrativos da Fundhas e tem como objetivo melhorar a qualidade no atendimento, diminuir custos e eliminar desperdícios.
A iniciativa foi avaliada de forma positiva por Yara Oliveira, gestora da Unidade Eugênio de Melo, que destaca a importância da otimização do tempo e a melhoria contínua no ambiente sociopedagógico. “Estamos passando por mudanças importantes, esse é o momento de melhorar nossos processos internos para beneficiar as nossas crianças e adolescentes.”
Yara conta que ao longo da palestra conseguiu associar questões do Lean e trazer para a realidade da Fundhas e cita como exemplo a compra de materiais:  "Temos enraizado que para o desenvolvimento das atividades é necessário dispor de muitos recursos, e a metodologia mostra que com planejamento, é possível fazer o máximo com o mínimo”, afirma.  
A partir dessa experiência, os colaboradores serão capacitados e introduzidos a novas ferramentas de trabalho e gestão. A expectativa da Instituição é envolver todos os setores para padronizar processos e criar ações que potencializam o propósito da Fundhas.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos