- Foto: Chef Roberta
- Foto: Chef Roberta

Gastronomia

Eu quero doce!

Por: Chef Roberta
Feb. 6, 2021, 7 a.m.

 

Ahhh nós mulheres… Como diz a letra de uma música da década de 90, não necessariamente politicamente correta, somos “feitas de fases”. Vivemos todas as estações possíveis durante um mês inteiro, cheias de hormônios e suas prováveis variações, algumas nem sentem ou demonstram, outras chegam ao extremo do que é considerado normal dentro das regras sociais de convivência, mas ainda sim, todas somos mulheres e a maioria com necessidades similares quando falamos de sintomas de TPM (tensão pré-menstrual).

Eu mesma, assim como muitas outras, sinto muita vontade de comer doce, o que é totalmente explicado pela ciência, já que  nesse período do ciclo menstrual, há uma redução de magnésio nas células, podendo prejudicar a absorção de cálcio no organismo e pode ser, também, responsável pela vontade de comer doces. No Instagram do estudante de Nutrição Gabriel Gusmão (@gabrielgusmaontc) tem um post totalmente dedicado ao assunto, confiram.

Uma boa alternativa é consumir chocolate com 75% de cacau (ou mais), já que é um alimento rico em magnésio e pobre em gordura, de quebra, ainda matamos a vontade sem fim de comer doces.

Receitas com chocolates 75% de cacau e até mesmo com cacau em pó 100% é o que não faltam na internet, mas nesse calor, a preferência é sempre por algo mais geladinho e prático, então ai vai algumas dicas das melhores.

 

Sorvete prático com cacau e banana

– 6 bananas (maduras) picadas e congeladas

– 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%

Bater tudo no liquidificador, até ficar uma massa homogênea, voltar para o congelador por 1 hora e depois servir.

 

Mousse de chocolate e abacate

– 1 abacate médio

– 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%

– 100g de chocolate 75% cacau

Bater o abacate com o cacau em pó no liquidificador até obter uma massa homogênea, colocar em potinhos com tampa ou numa travessa com tampa. Ralar o chocolate 75% e polvilhar por cima. Deixar na geladeira por 2 horas e servir.

 

Geladinho de iogurte com cacau e chocolate

– 1 copo de iogurte natural

– 1 colher de sopa de cacau em pó 100%

– 100g de chocolate 75% cacau

Ralar o chocolate 75% cacau e reservar. Bater no liquidificador o iogurte com o cacau em pó, depois misturar com a colher o chocolate ralado e distribuir em saquinhos de geladinho. Servir congelado.

 

Mingau gelado de prestígio

 

– 150ml de leite (de sua preferência)

– 1 colher de aveia em flocos finos

– 1 colher de sopa de cacau em pó 100%

– 100g de chocolate 75% cacau

– 30g de coco ralado fresco (ou seco sem açúcar)

Misturar numa leiteira o leite, a aveia, o cacau e o coco, deixar ferver, mexendo sempre, até atingir o ponto de mingau. Colocar um pote, de preferência de vidro e deixar esfriar, na geladeira. Ralar o chocolate e colocar por cima na hora de consumir.

Sigam essa linha, sem neura e não se limitem, sejam criativas para passar por esse momento complicado. Bom apetite!