- Foto: Divulgação / PMC

Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguá alerta para importância da atualização do Cadastro Único

Por: Redação
Feb. 17, 2021, 7 a.m.

 

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que, quem ainda não atualizou os dados, nos últimos dois anos, do Cadastro Único (CadÚnico), procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mais próximo de sua residência e faça o agendamento para atualização. O agendamento pode ser feito via telefone ou no CRAS de referência do bairro.
Em Caraguatatuba, existem 16.452 famílias inscritas no CadÚnico, e 10.869 estão com cadastro atualizado recentemente. Outras 5.583 constam com a situação desatualizada.
 A família que se enquadra na renda de até meio salário mínimo por pessoa e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar o CRAS e solicitar o cadastramento, das 8h30 às 14h30.

Como funciona
O Cadastro Único foi muito abordado, no ano de 2020, principalmente para recebimento do Auxílio Emergencial. Esse programa reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda, permitindo ao governo conhecer as reais condições de vida da população.
A partir das informações cadastradas, é possível que as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, sejam selecionadas para diversos programas sociais, como Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica, isenção de taxas em concursos públicos, Auxilio Emergencial, entre outros.
Por isso, é muito importante que as famílias já inscritas, atualizem seu cadastro, a cada dois anos ou quando tiver alteração de endereço, telefones, renda, entrada e saída de pessoas da família, entre outros.
Caso a família queira acessar informações sobre seu cadastro, é possível pelo site: https://meucadunico.cadadania.gov.br/meu_cadunico/, pelo aplicativo: MeuCadúnico, ou pelo telefone do Ministério da Cidadania 121.
Com suas informações atualizadas, é possível identificar exatamente a situação em que a família se encontra para participação nos programas sociais do governo. Para receber os comunicados dos programas, também são utilizadas as últimas informações cadastradas.
Devido à pandemia da Covid-19, novos cadastros só estão sendo realizados em casos de urgência, nos CRAS, das 8h30 às 14h30.

Onde atualizar o CadÚnico
CRAS Centro – Rua Antônio Valente, 80, bairro Jardim Jaqueira
CRAS Sul – Avenida José Herculano, 6.900, bairro Porto Novo
CRAS Norte – Avenida Marginal Ipiranga, 17, bairro Olaria
CRAS Massaguaçu – Rua Itália Baffi Magni, 512, bairro Massaguaçu
CRAS Jetuba – Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315, bairro Jetuba
CRAS Barranco Alto – Rua Sebastião Paulino Ferreira, 81, bairro Barranco Alto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba