- Foto: Divulgação

Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela viabiliza doação de sangue em Taubaté

Por: Redação
Feb. 16, 2021, 7 a.m.

 

A Prefeitura de Ilhabela viabilizou na semana passada, a ida de três doadores de sangue para o Hemonúcleo no município de Taubaté.
A ação foi realizada pela Agência Transfusional de Ilhabela, a Secretaria de Saúde disponibilizou o carro para que a doação fosse efetivada, já que o Litoral Norte, não conta com Hemonúcleo. “Existem duas formas para doar sangue: independente sem a necessidade de intervenção ou entrando em contato com Agência Transfusional, que fará todo o processo de agendamento do carro para o Hemonúcleo de Taubaté”, explicou a biomédica Renata Kliman.
De janeiro a dezembro de 2020, a agência transfusional do município, atendeu 331 receptores (pacientes que necessitaram ser transfundidos), totalizando 620 bolsas de hemocomponentes (concentrados de hemácias, plasma fresco congelado e plaquetas), provenientes do Hemonúcleo de Taubaté e infelizmente apenas um morador se deslocou até o local de doação.
Em 2021, o município pretende mudar esses números, oferecendo estrutura aos doadores por meio, da Secretaria de Saúde, que fornecerá o carro para o deslocamento até Taubaté e juntamente com o setor de Nutrição do hospital fornecerá um lanche para os voluntários durante o translado. Para agendamento e organização dos grupos, é necessário entrar em contato com a Dra. Renata pelo telefone: 12 – 3895-3520.

Para ser doador é preciso:
– ter entre 18 e 69 anos 11 meses e 29 dias;
– estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas ou machucados no corpo ou na boca;
– ter mais de 50kg para homens e mais de 51kg para mulheres.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela