- Foto: Chef Roberta

Gastronomia

Lombo Assado com Abacaxi e Batatas

Por: Chef Roberta
Nov. 21, 2020, 7 a.m.

Sim, carnes suínas me conquistam e sim, são saudáveis, basta escolher cortes magros e preparar de forma que continuem saudáveis. Sei que hoje em dia, existem muitas polêmicas a cerca do assunto Consumo Animal e sou a favor sim de uma redução considerável visando uma melhora no sistema produtivo, faz bem para o planeta, e consequentemente para todos, que esse sistema seja mais sustentável e de certa forma, “humano”.

Já contei em diversas matérias, que cresci no interior de São Paulo, com uma família grande e aos finais de semana, passava boa parte do tempo na chácara dos meus avós, onde era gerada parte da renda deles, ali, na “lida”, plantando e colhendo café, verduras e frutas diversas para consumo próprio, vendendo frangos caipiras e seus ovos, queijos e pães caseiros que minha avó fazia, e carne de porco. Sim, meu avô os criava, engordava e abatia ali mesmo e todos nós entravamos na “dança”.

Era uma linha de produção já bem estruturada, havia quem abatia, limpava a pele do porco e o partia ao meio, pois uma metade inteira era vendida para alguém ou açougue da cidadezinha mais próxima e a outra metade era da família. Essa parte então, era destrinchada, a gordura derretida para ser guardada, as partes mais nobres eram congeladas para datas especiais, da pele era feito o toicinho, a tripa era lavada várias vezes para fazermos linguiças, o que não usávamos era salgada para ser guardado em segurança,  o sangue virava chouriço (uma linguiça), os miúdos (fígado, rins, coração) viravam sarapatel, que virava aperitivo para os jogadores de truco (rs) dos próximos  domingos e sempre sobrava alguns pedaços para serem consumidos naquele mesmo fim de semana.

Quando essa parte era o lombo, minha avó fazia assado e sempre acompanhava abacaxi e batatas, o que era um espetáculo a parte. Na época, lembro que era um trabalho só, horas de preparação, demorei para me interessar em aprender inclusive, mas hoje em dia, vejo que existem muitas formas de se chegar ao um resultado similar com bem menos tempo na cozinha.

O meu Lombo assado com abacaxi e batatas, é assim:

 

Ingredientes:

 

1 lombo suíno (em média 2kg)

1 cebola (ralar)

4 dentes de alho (ralar)

2 laranjas pera

Açafrão o quanto baste

Pimenta do reino com cominho o quanto baste

Alecrim o quanto baste

1 colher de sopa de sal

1 abacaxi grande (cortado em rodelas)

1 kg de batatas (cortadas em meia lua)

 

Modo de preparo:

 

Misture a cebola e alhos ralados, com os demais temperos e o suco das laranjas, e passe a mistura gentilmente no lombo, deixe marinando nesse tempero por no mínimo 2 horas (ideal 12h, por tanto, se programe com antecedência para um melhor resultado). Em uma panela de pressão, coloque um pouquinho de óleo e deixe ficar bem quente, coloque com cuidado o lombo e deixe selar (ficar dourado), vá virando de tempos em tempos, até que todos os lados estejam selados. Acrescente 1 xícara de caldo de legumes ou água mesmo e deixe cozinhar na pressão por 20 minutos. Enquanto isso, cozinhe as batatas por 6 minutos, após ferver. Escorra a água e deixe secar bem. Destampe a panela de pressão, ajuste o sal se necessário. Despeje em uma assadeira o lombo cozido com o caldo, disponha as batatas, de forma que elas fiquem no caldo, em volta do lombo e as rodelas do abacaxi também, encostadas no lombo. Coloque no forno pré-aquecido à 200° e deixe assar por 1 hora ou até que forme uma casca bem dourada no lombo e nas batatas.

Corte o lombo em rodelas e sirva com arroz branco e uma saladinha.

Quando eu faço, normalmente sobra um bom tanto de lombo, que no dia seguinte vira ragu para uma macarronada ou apenas desfio para fazer um belo sanduíche com queijo. Fique a vontade para criar e Bom Apetite!