- Foto: Chef Roberta
- Foto: Chef Roberta

Gastronomia

O Cambuci

Por: Chef Roberta
Nov. 14, 2020, 7 a.m.

Já falamos sobre regionalismo e a importância do resgate da cultura caiçara, agora vamos falar sobre extinção, mas não será de animais e sim de alimentos. Frutas, verduras, legumes, plantas, também entram em extinção e isso é muito triste, pois boa parte de nossa cultura também se perde.

Segundo uma pesquisa realizada pelo projeto Slow Food Brasil em 2010, o cambuci já era uma das frutas em risco de extinção!

Eu nasci em São Paulo, capital, num bairro chamado Cambuci e sempre escutei diversas histórias sobre o motivo pelo qual recebeu esse nome, acredito que hoje em dia, poucos sabem até mesmo que cambuci é uma fruta rsrs.

O nome do bairro foi realmente devido ao grande número de árvores desse fruto que existiam aos montes. O cambucizeiro é uma árvore originária do Brasil, Mata Atlântica, na vertente da serra do mar que da para o Planalto na cidade de São Paulo e do próprio planalto. Desde o tempo colonial, o fruto é usado como aromatizante para cachaça, apesar de ser muito rico do ponto de vista nutricional e gastronômico. Rico em fibras, o cambuci é ainda ótima fonte de vitamina C, outras vitaminas e sais minerais,  além de possuir agentes antioxidantes e taninos que combatem radicais livres, retardam o envelhecimento e fortalecem o sistema imunológico. O cambuci tem polpa cremosa, suculenta, com poucas sementes; ligeiramente doce, mas extremamente ácido como limão, não é o tipo de fruto que se consuma facilmente in natura.

Resgatar a cultura não é apenas ler uma história de como foi, no passado, mas é também procurar recuperar o que já existiu, é conscientizar a todos a importância da preservação, princípios de sustentabilidade e responsabilidade.

E para adoçar um pouco este feriado prolongado, se você der sorte de encontrá-lo, vamos à receita de Geleia de Cambuci.

 

Geleia de Cambuci

 

Ingredientes:

2 xícaras chá de Cambuci (somente a polpa)

2 xícaras chá de Açúcar

2 e ½ xícaras chá de Água

 

Modo de preparo:

 Misture o cambuci com a água e metade do açúcar e bata no liquidificador até homogeneizar. Transfira para uma panela com fundo grosso, junte o açúcar restante e cozinhe, mexendo de vez em quando, até desprender da panela. Sirva em temperatura ambiente.

Uma ótima dica para servir essa iguaria, é fazer crepe, daqueles bem fininhos… Assim que possível, posto a receita. Bom Apetite!