- Foto: Ernesto Zambon

Literatura Infantil

Flipinha 2020 terá 14 autores em encontros online

Por: Redação
Nov. 21, 2020, 7 a.m.

 

A comunidade curatorial colaborativa, formada por educadores de Paraty, definiu programação da Flipinha 2020 que acontece dos dias 24 a 27 de novembro. Além das conversas divididas por duplas de autores, a interação ao vivo será acompanhada por perguntas em vídeo enviadas por crianças previamente.

Para a curadoria da Flipinha deste ano, a direção do Educativo Flip criou uma comissão com educadores da região, que desenvolveu novo formato para a programação. A ideia foi criar um percurso participativo que começou com a mobilização da rede de ensino de Paraty em torno da vida e obra de cada um dos autores, por meio de livros, vídeos e áudios, feitos por cada um dos convidados; a partir daí, atividades pedagógicas foram desenvolvidas pelos educadores com seus alunos usando como suporte este material; em seguida, a devolutiva dos alunos e educadores em forma de perguntas para os autores se dará na interação proposta pelas lives.

Além disso, a partir do dia 6 de novembro, os vídeos poderão ser vistos nos destaques do Instagram da Flip (@flip_se) e crianças de todo o país poderão enviar perguntas aos autores utilizando: #perguntaproautor #flipinha2020. As mesas serão apresentadas pela atriz Bianca Martins, de 24 a 27 de novembro, em dois horários, 9h30 e 14h30, e com dois autores em cada encontro, com transmissão pelo site da Flip. Bianca Paraty, como gosta de se apresentar, é idealizadora da Companhia Biwã de Teatro, grupo que une as tradições paratienses às artes cênicas, numa proposta de valorização da cultura popular.

A Flipinha conta com a contribuição da Companhia das Letrinhas e da Pallas Editora, e parceria com a Árvore, que através da sua plataforma Árvore Livros irá oferecer acesso gratuito a livros digitais das lives da Flipinha para educadores da rede pública de Paraty.

O Educativo Flip nasceu na primeira edição da Flip, em 2003, com o objetivo de atender as crianças da região. No ano seguinte, a Flipinha aconteceu pela primeira vez, e em 2009, a FlipZona, dedicada aos jovens. Junto com a Biblioteca Comunitária Casa Azul, o Educativo hoje contempla todas estas atividades, oferecendo programação cultural, acesso à literatura, formação em mediação de leitura e doações de livros em ações que não se restringem aos dias de Flip.

A Flipinha 2020 acontece na semana de 24 a 27 de novembro, em formato online. Serão 7 meses com 14 autores convidados que trocarão ideias e responderão a perguntas. Participe!

A transmissão será realizada no site: https://www.flip.org.br/