- Foto: Arte: Chef Roberta

Gastronomia

Feliz dia das Crianças

Por: Chef Roberta
Oct. 10, 2020, 7 a.m.

 

Uma data especial, muito esperada pelas crianças do mundo todo e é comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. (fonte: Brasil Escola Uol)

Bem, seja para celebrar os direitos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação ou o comércio de brinquedos, sem dúvidas, essa é uma data que renova a esperança de um mundo melhor, afinal, a máxima de que as crianças são o futuro da nação é real e devemos (ou deveríamos) zelar por eles com respeito, muito amor e comida saudável.

Sim, comida para criança deve ser saudável, não que umas escapadas sejam ruins, porém a criança deve conhecer e se habituar a comida de qualidade. Existem muitas e fáceis de fazer, vamos lá nessa comemoração?

 

Café da manhã

– Recorte um coração no centro de uma fatia de pão, coloque em uma frigideira quente, untada com azeite e no “coração vazado”, coloque um ovo. Deixe fritar, em fogo baixo, até o ovo ficar consistente e dê para virar e fritar do outro lado.  Sirva com um iogurte natural com morangos picados.

 

Almoço

– Cortar uma batata em meias luas, cortar 6 “arvorezinhas” de brócolis, cozinhar juntos por 6 minutos, temperar com azeite, sal e orégano e assar por 30 minutos. Grelhar em azeite, 1 filé de frango temperado com sal e limão. Servir a batata e o brócolis, com o filé grelhado e um suco de maracujá.

 

Café da tarde

– Pipoca! Estourar meia xícara de café de pipoca em uma panela com um fio de óleo apenas. Colocar em um bacia e reservar. Derreter no microondas, 50g de chocolate meio amargo ou ao leite, despejar sobre a pipoca e mexer até que o chocolate tenha se espalhado bem, jogar uma colher de sobremesa de leite ninho ou de ovomaltine e salpicar sobre a pipoca com chocolate, mexa mais uma vez. Deixe na geladeira por 10 minutos e pronto.

 

Jantar

– Misture meia cenoura ralada fina com 150g de carne moída. Tempere com sal, orégano, pimenta do reino e cebolinha picadinha. Faça mini hambúrgueres e grelhe com azeite. Ao final, coloque metade de uma fatia de mussarela dobradinha em cima. Sirva em bisnaguinhas em versões redondas, com folhas de alface americana. De sobremesa, fatias de abacaxi.

Parece tudo muito complicado, mas não é… Aproveite esse dia, para apresentar comidas divertidas e saudáveis para nossos pequenos. Deixem que participem do processo, fica muito mais fácil.

A todos, um Feliz dia das Crianças, afinal a alma não envelhece e Bom Apetite!