- Foto: Divulgação

Literatura

O dicionário do menino Andersen recebe selo altamente recomendável da FNLIJ 2020

Publicado pela SESI-SP Editora, o título foi contemplado na categoria Literatura em Língua Portuguesa

Por: Redação
Sept. 12, 2020, 7 a.m.

 

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) escolhe todos os anos o melhor da produção editorial brasileira para crianças e jovens. E, na 46ª edição, o livro O dicionário do menino Andersen recebeu o Selo Altamente Recomendável 2020 – Produção 2019, na categoria Literatura em Língua Portuguesa, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e pelo compromisso na formação de novos leitores. 

Nesse livro leve e divertido do autor Gonçalo M. Tavares e com ilustrações de Madalena Matoso, Andersen é um grande inventor e não anda nada satisfeito com as definições de palavras que lê no dicionário. 

O menino decide, então, começar a escrever um dicionário novo, para entusiasmar os amigos, com definições inusitadas sobre a vida, objetos e contextos que o envolvem no dia a dia. 

Segundo o dicionário de Andersen, “lanterna é um sol mecânico e minúsculo que você pode levar no bolso. É um pequeno sol portátil que depende da sua mão para funcionar”; “mosquito é animal que está mal sintonizado”; e “rir é dizer muito rápido algumas palavras”. 

Além do selo, O dicionário do menino Andersen está concorrendo ao Prêmio FNLIJ. A lista dos vencedores da láurea deve ser divulgada ainda neste mês.

 

Serviço:

Ficha técnica

 

Título: O dicionário do menino Andersen

Autor: Gonçalo M. Tavares

Ilustradora: Madalena Matoso

Editora: SESI-SP Editora

Ano: 2019

Páginas: 64

Preço: R$ 49,90

 

Sobre o autor: Gonçalo M. Tavares é professor e escritor português, e vem se firmando como um dos mais importantes autores do romance contemporâneo português. Já recebeu vários prêmios em Portugal e em outros países. Seus livros deram origem a peças de teatro, curtas-metragens, performances, óperas e até projetos de arquitetura.

 

Sobre a ilustradora: Madalena Matoso é uma premiada designer e ilustradora portuguesa, criadora do ateliê de ilustração Planeta Tangerina.

 

SESI-SP EDITORA

 

A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (e-book, audiobook e impresso), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral. Acumula mais de 60 prêmios das mais renomadas instituições: são onze Jabutis, quatro HQ Mix, três Selos Cátedra 10 da Unesco, entre outros. Em 2019, as obras Se eu abrir esta porta agora...Romeu e Julieta e Fractais tropicais foram vencedoras do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), que, durante os últimos anos, também concedeu a mais de 40 livros do catálogo da SESI-SP Editora o Selo Altamente Recomendável. Conheça nossas publicações: www.sesispeditora.com.br.