- Foto: Divulgação

Prevenção

GBMar atende 380 ocorrências durante os três dias do feriado prolongado

Ubatuba é a única cidade do Litoral Norte que registrou óbito por afogamento e também é a cidade com o maior número de salvamentos realizados pelo GBMar durante o final de semana

Por: Redação
Sept. 12, 2020, 7 a.m.

 

Segundo balanço do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), foram  registradas 380 ocorrências relacionadas a afogamento durante o feriado prolongado. Foram 13 mortes após tentarem aproveitar o feriado se refrescando no mar ou em represas. Todas as vítimas são homens.

De acordo com o GBMar, as 380 ocorrências foram registradas em áreas atendidas pelo grupamento, que abrange represas e toda a costa litorânea do estado. As intervenções foram registradas da a manhã de sábado (5) até às 14h de segunda-feira (7).

Foram sete óbitos no Litoral Sul, sendo três no Guarujá, três em Mongaguá e um em Bertioga. A região metropolitana, próxima a capital Paulista, registrou quatro mortes em represas. A Praia do Félix, em Ubatuba, foi o único local da RMVale que registrou alguma morte.

Os desaparecimentos foram registrados em praias do Litoral Sul. Duas delas foram em Itanhém, quando dois amigos, um de 18 e outro de 21 anos, entraram no mar, mas não conseguiram voltar para a praia e também não foram localizados. O terceiro desaparecimento aconteceu em uma praia de Mongaguá, onde um banhista não conseguiu retornar a superfície após se afogar com as fortes ondas.

Apesar de ter registrado apenas uma ocorrência grave no Litoral Norte, o GBMar informou que todas as quatro cidades tiveram alguma intervenção do grupamento em alguns dos dias do feriado. Apesar disso, não foi informado quantas ocorrências foram atendidas em Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba ou Ilhabela. Apenas que Ubatuba foi a cidade em que o GBMar registrou o maior número de salvamentos durante o final de semana prolongado.