- Foto: Divulgação

Gastronomia

Maçã no café da tarde

Por: Chef Roberta
Aug. 1, 2020, 7 a.m.

 

Hoje escolhi um bolo 100% integral de maçãs com aveia e canela, perfeito para o café da tarde, mas antes vou explicar um pouquinho sobre os benefícios dos ingredientes.

Já na casca da maçã, se encontra a substância chamada pectina, que reduz o colesterol ruim do sangue. Também tem elementos essenciais à saúde como as Vitaminas B, C e E. Essa fruta possui propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres, o que beneficia o organismo por completo uma vez que protege todas as células do nosso corpo contra agressores externos que causam doenças e envelhecimento precoce, por exemplo. Para quem têm problemas pulmonares ou apenas deseja fortalecer o organismo, essa fruta é milagrosa, pois ajuda a promover uma proteção aos pulmões e uma capacidade respiratória melhor. Suas propriedades antioxidantes também protegem nosso coração e previnem certos tipos de câncer, como o de cólon e mama. É eficaz para tratar a voz e a garganta por possuir propriedades adstringentes. A maçã possui ferro, que contribui para a formação do sangue e o fósforo, que fortalece os dentes e beneficia o cérebro; ela ainda contribui para tratamentos do sistema nervoso e, nas dietas, é excelente aquisição, já que, além de todos os benefícios à saúde, ainda causa saciedade, tira a vontade de comer doces e deixa a pele macia e sem manchas! Quase esqueci das fibras, muito importantes para ajudar no funcionamento intestinal.

A aveia tem muitas características importantes como a diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados e exemplificando de uma forma bem fácil de entender, funciona basicamente como uma esponja dentro do nosso organismo absorvendo e eliminando toxinas no processo digestivo.

 

Bolo Integral de maçã

Ingredientes:

3 ovos

1 xicara de farinha de trigo integral

1 xícara de aveia em flocos finos

1,5 xícara de açúcar mascavo

1 xícara de água morna

0,5 xícara de óleo ou manteiga sem sal

3 maçãs

1 colher de chá de canela

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Coloque no liquidificador todos os ingredientes, com exceção da maça e do fermento, bata até ficar uma massa homogênea. Despeje o conteúdo em uma tigela e misture as maçã picadas em cubos e o fermento em pó. Leve em forno pré-aquecido à 200 graus em uma forma média untada e deixe assar por aproximadamente 30 minutos.

Dica: Para quem dispor de um tempinho a mais, faça na batedeira e bata as claras em neve e vá colocando os demais ingredientes aos poucos, deixando por último as maçãs e o fermento para serem misturados à mão.

 

Bom apetite!