- Foto: Divulgação

Gastronomia

Escondidinho cremoso de frango com brócolis

Por: Chef Roberta
July 25, 2020, 7 a.m.

 

Essa receita aprendi com minha mãe. Na época não tinha esse nome, era chamado de “Noque de forno” ou “Nhocão”. Hoje, conhecido como Escondidinho, se popularizou e ganhou diversas versões de massas feitas com abóbora, mandioca, batata ou batata doce. Os recheios também se diversificaram, o tradicional molho à bolonhesa deu espaço para as mais variadas combinações como peito de frango, carne seca, bacalhau, legumes…

 

Ingredientes:

 

4 Batatas Inglesas médias

300g de Filé de peito

4 Tomates (Italiano ou Débora)

100g de Brócolis Ninja

2 Colheres de de sopa de Cream Cheese ou Creme de Leite

1 Colher de margarina

2 Colheres de sopa de Azeite

1 dente de Alho

Queijo Parmesão

Orégano

Sal

 

Modo de preparo:

 

Molho – Faça um molho de tomates caseiro (receita aqui) e coloque os temperos a gosto. Depois o filé de frango cozido e desfiado, o brócolis e 2 conchas da água que cozinhou o frango. Coloque uma pitada de açúcar para ajudar a eliminar a acidez do tomate e deixe apurar por uns 10 minutos ou até encorpar.

 

Massa – Cozinhe as batatas, se preferir com cascas e retire-as depois. Amasse todas com auxílio de um amassador de batatas ou um garfo em uma bacia. Acrescente o cream cheese (ou creme de leite), a margarina, 2 colheres de parmesão e sal a gosto, misture bem até obter uma massa homogênea e cremosa.

 

Montagem – Pode ser em um refratário de vidro (+/- 30 cm por 20 cm) ou em “bowls” individuais de 250g. Faça uma camada no fundo com a massa (divida a massa ao meio caso use o refratário de vidro), recheie com o molho (altura de 2 dedos de massa e 2 dedos de molho para os “bowls” individuais)  e  cubra com a massa. Coloque parmesão e leve ao forno para gratinar por 10 minutos.

 

Esta receita rende 4 porções. Bom apetite!