Ilhabela

Grupo “Corre Cotia” fará contação musical com a história do “Boi de Conchas” nas redes sociais da prefeitura de Ilhabela nesta sexta-feira

“Eu sou Ratambufe, com muito orgulho! Nasci com estórias sobre você, mar”

Por: Redação
July 24, 2020, 7 a.m.

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundaci, em parceria com, apresentará um vídeo de contação musical de história, nesta sexta-feira (24), às 13h, trazendo o conto caiçara sobre o “Boi de Conchas”, nas redes sociais da Prefeitura.
A contação musical de histórias, será feita pelo grupo “Corre Cotia”, formado pelos músicos Gi Maldonado e Felippe Lins, pela escritora Janaina de Figueiredo e com a participação especial da contadora e escritora, Alexandra Pericão. As apresentações do grupo percorrem pela tradição oral e pelo universo mágico e lúdico da cultura popular.
A cultura do boi caiçara está presente em toda a região do litoral Norte, este conto de tradição oral foi revitalizado pelos narradores locais de Ubatuba, sendo um deles o narrador Júlio Mendes.
O conto caiçara o “Boi das Conchas”, será apresentado na sexta-feira (24), com o início a partir das 13h, através de um vídeo, no Instagram da @bibliotecadeilhabela e pelo Facebook da Prefeitura de Ilhabela.

“Boi das Conchas”
O boi Ratambufe se torna na contação, o protagonista de sua história e das suas escolhas: “Eu sou Ratambufe, com muito orgulho! Nasci com estórias sobre você, mar”. O mar surge como um personagem coadjuvante, reforçando o protagonismo e criando um diálogo para lá de interessante, entre mar e boi. Assim, essa história do Boi se amplia em muitas versões. Eis a máxima do narrador: “Quem conta um conto, aumenta um ponto”.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela