- Foto: Divulgação / PMC

Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguatatuba reforça turismo legal e ações contra estabelecimentos clandestinos

Por: Redação
July 20, 2020, 7 a.m.

 

Com objetivo de reforçar cada vez mais a necessidade de valorizar o hoteleiro que trabalha legal e regularmente, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, realiza uma campanha que permite à população denunciar estabelecimentos clandestinos.
Aos que estão regulares, será concedido o certificado ‘Turismo Legal’, que o empresário poderá colocar em seu hotel, pousada e ainda será divulgado no site de turismo e canais da prefeitura. Os estabelecimentos clandestinos - hotéis, pousadas e similares - que não têm alvará de funcionamento são enquadradas como ilegais.
A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, explica que estar legal é ter a documentação em ordem e estar cadastrado no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo.
“Com esse diferencial, podemos mostrar aos nossos turistas quem trabalha de forma correta e ao mesmo tempo informar a fiscalização caso nos cheguem denúncias sobre clandestinos”, explica a secretária.
Com o certificado Turismo Legal, o hoteleiro mostra que seu estabelecimento é seguro e responsável. Que paga impostos, tem cuidado em relação à segurança, contribui com a economia do município.
 “Importante destacar que a emissão do certificado não terá custo algum para o comerciante e ele deve comprovar com toda documentação indicada pelos órgãos competentes como Fiscalização do Comércio (Fazenda) e de Postura (Urbanismo) que está em acordo, dessa forma, recebendo o documento”, ressalta Maria Fernanda.
Ela reforça que essa é uma ação para valorizar a rede hoteleira que trabalha corretamente, colaborando com o crescimento econômico da cidade, em detrimento daqueles que burlam a fiscalização e o trabalho correto desenvolvido em Caraguatatuba.
Os canais de comunicação/denúncia da Secretaria de Turismo é pelo mail turismo@caraguatatuba.sp.gov.br ou pelos telefones (12) 3897-7920/3897 7910.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba