Incentivo à Cultura

Fórum de Cultura do Litoral Norte vai debater a Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc foi aprovada em 29 de junho para amparo do setor cultural: Abrange renda emergencial para trabalhadores da cultura, editais, chamadas públicas, prêmios e subsídios de manutenção de espaços

Por: Redação
July 18, 2020, 7 a.m.

 

O Fórum de Cultura do Litoral Norte convida para debate sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017), nomeada em homenagem ao artista que morreu pelo Covid-19. O texto foi sancionado pela Presidência da República no dia 29 de junho, fruto de organização da sociedade civil, artistas e gestores em resgatar finanças destinadas a cultura que estavam estacionadas no Fundo Nacional de Cultura desde o desmonte do Ministério da Cultura.

Fundado em 2017, o Fórum de Cultura do Litoral Norte é um espaço vivo, democrático, plural e permanente de articulação, formado por artistas, fazedores de cultura, grupos, coletivos e organizações de natureza cultural. Abrange os 4 municípios que formam o Litoral Norte de São Paulo: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Ele é, essencialmente, um processo contínuo e tem como objetivo integrar e articular as ações entre a sociedade civil e o setor público desses municípios para fortalecer o avanço e a consolidação de políticas públicas de Estado que garantam o acesso universal à criação, fruição, produção, defesa da diversidade, do patrimônio material, imaterial e potencialização da economia da Cultura. O Fórum nasce de muita militância e ativismo presentes em encontros que ocorreram anterior a sua fundação, tais como: Encontro de Políticas Públicas de São Sebastião (2015), Encontro sobre Ética em nossos tempos (2016), Reunião de Coletivos do Litoral Norte (2016), Reflexões da Cultura no Litoral Norte (2017), dentre outras iniciativas que somam essa trajetória.

Este é o segundo Fórum on line. Na primeira edição semana passada tivemos 185 pessoas participando ao vivo em grande mobilização do Litoral Norte. Ele será realizado no domingo, 19 de julho às 10h30 pelo Zoom ou páfina do facebook da página Fórum de Cultura do Litoral Norte.

 

Serviço

Fórum de Cultura do Litoral Norte

Em debate: Lei Aldir Blanc

Domingo – 19/07 – 10h30

On line: Zoom ou páfina do facebook do Fórum de Cultura do Litoral Norte