Crianças devem se vacinar contra o sarampo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC
- Foto: Claudio Vieira/PMSJC

São José dos Campos

Começa a 2ª etapa da campanha de vacinação contra sarampo em São José

Por: Redação
July 17, 2020, 7 a.m.

 

Começou na quarta-feira (15) a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo de 2020. De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, o término desta fase será no dia 31 de agosto.
A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, estará disponível nas 40 unidades básicas de saúde da Prefeitura de São José dos Campos. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
Será intensificada a vacinação no público-alvo, que são crianças com 6 meses a adultos de 29 anos. Estes, de forma obrigatória, devem ter duas doses constadas na caderneta de vacinação. É importante lembrar que as crianças de 6 a 11 meses continuam recebendo a dose zero, a qual não é válida para a cobertura vacinal, mas imprescindível para o controle da doença.
O público de 30 a 49 anos também deve se vacinar. Para estes, a vacinação é indiscriminada, ou seja, não são olhadas as cadernetas de vacinação.
Devido a atual situação de pandemia, serão seguidas estratégias que evitam aglomerações de pessoas, dessa forma diminuindo o contágio do covid-19

Sarampo no Estado
Depois de duas décadas sem circulação endêmica do vírus do sarampo, em 2019 foi reintroduzida no Estado de São Paulo. Foram registrados 17.816 casos e 14 óbitos, neste ano são 701 casos e 1 óbito.
Este ano São José dos Campos tem 2 casos de sarampo, 23 já foram descartados e 4 estão em investigação. A cobertura vacinal da doença está em 57,46%.
A primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo de 2020 ocorreu no período de 10 de fevereiro a 13 de março, sendo 15 de fevereiro o Dia de Mobilização Nacional.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos