- Foto: Divulgação

Entretenimento

Impedida de estrear para o público devido à pandemia, novo grupo de teatro de bonecos de Ubatuba se descobre no universo virtual

Por: Redação
July 4, 2020, 7 a.m.

 

Planejamento, elaboração de roteiro, pesquisa, desenvolvimento do texto, personagens, desenho da tenda, cronograma de ensaios, data de estreia marcada? Tudo por água abaixo, como um banho de água fria. A pandemia paralisou todos os planos de estreia deste novo grupo de teatro de bonecos na cidade de Ubatuba.

A recém-formada Trupe Tempestade em Copo D’água é composta pela atriz, cantora e compositora Ananda Barreto e pelo ator, diretor e poeta Rodrigo Caldeira. Unidos na vida e também no fazer artístico. A trupe teve seu embrião quando Ananda foi convidada ainda em 2019 para ser Mestre de Cerimônia em um evento de uma escola particular em Ubatuba com temática da Cultura Nordestina e teve a ideia de fazer dos bonecos os MC’s. Daí surgiram 2 personagens marcantes inspirados nas culturas nordestina e caiçara, que terão suas aparições nas telas das plataformas digitais a partir deste domingo (5/7): a sergipana Ana (boneca produzida e interpretada pela própria Ananda) e o caiçara Mario Neco (produzido e cedido pelo Grupo Mamulengo de Cheiroso/SE e interpretado por Rodrigo Caldeira).

“Buscamos salvaguardar a cultura popular do teatro de bonecos, sem medo de inventar”, diz Ananda Barreto, que vem de 16 anos de experiência no Teatro de Bonecos Mamulengo de Cheiroso, de Aracaju/SE, onde chegou a contramestra do mestre bonequeiro Cheiroso (seu tio, Augusto Barreto). “Minha ideia no momento é adaptar essa bagagem maravilhosa transmitida pelo meu tio, mas aproveitando também outras referencias artísticas que desenvolvi, que recebem influências de um estilo mais contemporâneo, sem perder a essência do popular. Respeitando a minha verdade, limitações e inquietações. Queremos experimentar novas possibilidades” completa.

Ananda Barreto e Rodrigo Caldeira estão presentes na recente cena teatral de Ubatuba. Ananda atuou nas premiadas peças Um Amor de Passarinho com o 1, 2, 3 Coletivo Teatral e em De Saia Não se Sobe em Árvore do Grupo de Teatro do Oprimido de Ubatuba. Rodrigo, além de também atuar e dirigir esta última, também atuou em Marés, Causos de um Povo do Sol de Bado Todão, Quando As Máquinas Param de Plinio Marcos, De Bem com a Morte com o GATU Teatral, Amapola com a Oficina Artaud e presta serviço de arte-educador para a Fundart.

“O projeto da Trupe Tempestade em Copo D’água é pra todas as idades, mas tem uma atenção à criança, desde a primeira idade. Como estamos com um bebê em casa, todo esse lado sensorial entra no processo da nossa primeira peça, ainda em construção e adiada pela pandemia. Estamos desenvolvendo uma dramaturgia com o cuidado de não sermos ultra didáticos, no sentido de não trazermos verdades ou respostas absolutas para os conflitos das personagens”, diz Rodrigo Caldeira. Devido à pandemia e ao isolamento social, às demandas do filho, a falta da creche, o processo assumiu uma marcha mais lenta e cedeu espaço a outras possibilidades virtuais em tempos de pandemia.   

Nessa circunstância nasceu Sonhos de Tertúlia, um curta metragem de bonecos filmado em celular nas condições de isolamento. O filme foi todo produzido em um período de 2 dias, desde a elaboração do roteiro até a edição final. Estrelam os já citados Ana e Mario Neco, juntamente com o boneco Zé Roberto. A irreverência dos bonecos gira em torno de uma dramaturgia situada no presente e nos faz pensar sobre atitudes e pensamentos neste momento de quarentena. Comédia indicada para mães e pais com crianças pequenas em casa. A partir deste domingo nas páginas da Fundart, contemplado pelo Prêmio Fundart de Cultura Online.

Para acompanhar ou encomendar o trabalho da Trupe, visite o perfil no Instagram, Facebook ou Youtube, Trupetempestadeemcopodagua ou por via       e-mail trupetempestadeemcopodagua@gmail.com

 

Serviço

 

Sonhos de Tertúlia (curta metragem de bonecos)

Estreia 20h - domingo (5/7) pelo Prêmio Fundart de Cultura Online e continuará disponível nas plataformas da Fundart de Ubatuba (Youtube, Instagram e Facebook)

Produção: Trupe Tempestade em Copo D’água

Com: Ananda Barreto e Rodrigo Caldeira

Duração: 24 minutos

Classificação indicativa: Livre

Público Alvo: Adulto e Jovem