- Foto: Divulgação

Saúde Animal

Centro de Referência Animal de Ubatuba inicia atendimento ambulatorial

Por: Redação
June 26, 2020, 2 p.m.

 

O Centro de Referência Animal (CRA) da Prefeitura de Ubatuba informa que, a partir da terça-feira, 30 de junho, iniciará o agendamento para o atendimento ambulatorial de cães e gatos.
As consultas serão feitas com hora marcada, isto é, não se trata de pronto atendimento nem pronto socorro. Também não serão feitos procedimentos como suturas, colocação no soro, medicação ou dispensa de remédios e nem exames pois não há estrutura para esse tipo de ocorrência.
Na consulta, o veterinário poderá fazer prescrição médica, marcar retorno e realizar pedidos de exame mas estes deverão ficar por conta do tutor do animal. Não se trata de um SUS animal, não há rede de apoio de laboratórios ou exame de imagem, somente a consulta com profissional veterinário.
O pré-agendamento será feito remotamente, somente pelo telefone 3833-1085, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Serão solicitados dados como o nome do tutor, endereço, telefone para contato, nome do cão ou gato e sexo, bem como motivo da solicitação de consulta (queixa clínica/problema observado pelo tutor do animal).
A equipe do CRA fará uma triagem e irá retornar a ligação ao tutor informando a data e hora exata do agendamento. O horário agendado previamente é necessário para evitar aglomeração. No dia da consulta, cada tutor deverá chegar com antecedência de 15 minutos e, se possível, levar carteira de vacinação do animal. Ele entrará sozinho na consulta com seu animal, cumprindo as normas de biossegurança para prevenção da Covid-19 como o uso de máscara, a lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social.

Vacinação antirrábica
A vacina de rotina antirrábica também será retomada uma vez por semana, às quintas-feiras, a partir do dia 2 de julho somente com agendamento prévio. O Instituto Pasteur informou que não há previsão de campanha, suspensa desde 2019 por orientação do governo federal, via Ministério da Saúde. O agendamento para vacina antirrábica também é feito pelo mesmo telefone e horários de atendimento do CRA

Serviço
Centro de Referência Animal da Prefeitura de Ubatuba
Tel. (12) 3833-1085
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU