Ilhabela

Secretaria de Cultura disponibiliza curso Gestão de Projetos Culturais 100% on-line

As vagas são limitadas e a matrícula será por ordem de inscrição, serão priorizadas as áreas da arte e da cultura

Por: Redação
June 24, 2020, 7 a.m.

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundaci, em parceria com Fórum Popular de Cultura Ilhabela, irá realizar o curso de Gestão de Projetos Culturais 100% on-line, exclusivo para moradores de Ilhabela, entre os dias 13 e 20 de julho.
O curso será oferecido gratuitamente para a população do município, entre os dias 13 e 20 de julho, das 19h às 22h, com o total de 40 vagas disponíveis.  As inscrições on-line estarão disponíveis no link: https://bit.ly/2YWe2ax, e terão início a partir do dia 29 de junho, às 8h na plataforma.
Para participar do curso é necessário, preencher um formulário onde o interessado deve atender a alguns requisitos, entre eles ser morador de Ilhabela, ser da área da arte e/ou da cultura, ter disponibilidade de tempo para participar das aulas a distância, possuir acesso à internet para participar da sala de aula online, possuir uma conta no Google (gratuita) para ter acesso ao aplicativo Google Meet e Google Classroom, os inscritos receberão a confirmação da matrícula por e-mail.
Os conteúdos abordados no curso serão relacionados sobre o que são: políticas culturais, o Sistema Municipal de Cultura o projeto cultural, quais os elementos básicos para a elaboração de projetos na área da Cultura, prestação de contas de projetos culturais, práticas de elaboração de projetos e orientação de escrita com correção de todos os projetos elaborados pelos alunos.
A aula inaugural, no 13 de julho, contará com a participação especial de Sérgio Mamberti, ator, diretor e produtor cultural com mais de 60 anos de carreira, onde participou em mais de 80 espetáculos teatrais, quase 50 longas metragens e aproximadamente 30 novelas. O ator também permanece na memória de todos como o eterno Doutor Victor de “Castelo Rá-Tim-Bum”. Além de um artista versátil, esteve à frente de diversos cargos no Ministério da Cultura entre os anos de 2011 e 2016. Em 2018 ganhou o Grande Prêmio da Crítica, pelo conjunto de seus trabalhos, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Artes – APCA e o Prêmio Arcanjo de Cultura.
A mediação das aulas será realizada por Débora Bergamini, Historiadora, Pedagoga e Pesquisadora, pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC-Rio e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre Educação, Cultura e Movimentos Sociais. Débora já foi diretora de Cultura nas cidades de Araçoiaba da Serra/SP e Sorocaba/SP, trabalhou em diversas organizações educativas e culturais, desenvolvendo atividades de gestão de projetos, formações para as áreas da Cultura e Educação, análise de projetos culturais e assessoria no desenvolvimento de políticas públicas. É membro do Fórum Popular de Cultura de Ilhabela.

Convidados Especiais

Inti Queiroz
Mestre e Doutoranda na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP) com pesquisa sobre o financiamento à cultura no Brasil contemporâneo. Atualmente é professora dos cursos de especialização e extensão em Gestão Cultural na PUC Cogeae – SP. Professora residente no Espaço Cultura e Mercado desde 2012. Consultora e gestora de projetos culturais de diversas linguagens artístico-culturais desde 2002. Criadora, curadora e produtora do Festival PIB – Produto instrumental Bruto desde 2007. Colabora com a produção do TODO DOMINGO desde 2014.

Glauber Piva
Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), Máster de Estudios Políticos Aplicados pela FIAPP – Fundación Iberoamericana de Administración y Políticas Públicas – (2008) e diretor da ANCINE Agência Nacional do Cinema – entre 2009 e 2013.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela