Ilhabela

Ilhabela realiza a primeira Semana Municipal do Meio Ambiente de Ilhabela on-line

A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade de reflexão quanto a nossa relação de respeito e amor a natureza

Por: Redação
June 22, 2020, 7 a.m.

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o movimento Sustenta, realizará “A Semana Municipal do Meio Ambiente de Ilhabela”, totalmente online entre os dias 22 a 26 de junho, em suas redes sociais, em respeito ao Decreto 8.030/2020 onde estabelece medidas excepcionais de contenção à pandemia.
Instituída pela Lei Municipal n 746/2009, na qual estabelece o calendário ambiental, o mês de junho é considerado como o “Mês do Meio Ambiente”, por que comemora “O Dia Mundial do Meio Ambiente” no dia 5 ao “Dia Mundial dos Oceanos” no dia 08 de junho.
Em comemoração as datas, será realizada “A Semana Municipal do Meio Ambiente de Ilhabela”, com lives apresentadas pela anfitriã Fernanda Frediani, Técnica em Engenharia Ambiental, Sanitarista, Consultora, Ativista e engajadora de causas ambientais, abordando os temas de projetos socioambientais de importância para toda sociedade, acompanhadas com proposta de programação colaborativa com a participação de ONG’s, parceiros e protagonistas da defesa e proteção ao meio ambiente do cenário local e regional.
As lives ao vivo e atividades em plataforma digital serão compartilhadas no perfil @sustentailha, no Instagram, nos dias 22 e 26, entre 11h e 19h.
Sustenta é um movimento de economia criativa sustentável que habilita produtores locais ao desenvolvimento do empreendedorismo setorial, territorial e local, tem como objetivo principal a disseminação de informação sobre uma vida sustentável e consciente para uma vida mais saudável e em harmonia com a natureza.
As edições presenciais do Sustenta sempre seguiram conceitos de sustentabilidade em suas atividades, como a gestão do evento “Lixo Zero” gerenciando de forma adequada a geração de resíduos, garantindo a taxa de aproximadamente 90% para reciclagem e compostagem dos resíduos passíveis destes tratamentos, proibir o uso de materiais descartáveis visando reduzir a geração de lixo, incentivar a economia local.
A Ilhabela por si é um local de abundâncias naturais que precisa e merece este cuidado, para manter o patrimônio natural conservado para as presentes e futuras gerações. Fazemos parte da natureza e a ela somos conectados. Confira nas redes sociais @sustentailha (Instagram) e Sustenta Ilha (Facebook).

Fique por dentro da programação:
22/6
19h – Painel Políticas Públicas para a Sustentabilidade – Por Eduardo Hipólito Rego/Maria Salete Magalhães/Rafael Galvão
23/6
11h – oficina de reutilização com plástico – Por Regina Libarino
19h – Missão Oceanos – Por Julio Cardoso/Mara Lott/Claudia Ferreira
24/6
19h – Unidades de Conservação do Parque Estadual de Ilhabela – Por Profª Maria Inez M. Fazzini
Na sequência– Importância do ecoturismo nas unidades de conservação do Parque Estadual de Ilhabela – Por Pedro Henrique
25/6
11h – Oficina de compostagem caseira – Julio Maestri
19h – Agroecologia – Educação para a sustentabilidade – Vinícius Santos Rocha
26/6
11h – Viveiro Municipal de Ilhabela e Reflorestamento de áreas do Município – Irlei da Silva
Na sequência – Reflorestamento e Plantio – Sylvia Boehringer

Fonte: Prefeitura de Ilhabela