- Foto: Divulgação / PMC
- Foto: Divulgação / PMC

Caraguatatuba

Fiéis participam da carreata em celebração a Santo Antônio, Padroeiro de Caraguatatuba

Por: Redação
June 15, 2020, 7 a.m.

 

Caraguatatuba comemorou em 13 de junho o Dia de seu Padroeiro, Santo Antônio. A celebração, que neste ano teve de ser diferente devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi totalmente digital, com bênçãos ao vivo. A carreata teve a participação de mais de 60 veículos.
No sábado (13), o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba realizou a celebração da missa em louvor ao santo em transmissão ao vivo no seu canal do YouTube e Facebook. Em seguida, foi a vez das tradicionais bênçãos da cidade, dos pães e do bolo do santo casamenteiro.
Neste ano, os fiéis tiveram a possibilidade de encomendar os pedaços do bolo de Santo Antônio e bolinhos caipiras antecipadamente, ligando na secretaria do Santuário.
Seguindo o cronograma do dia, após as celebrações e bênçãos, a carreata que reuniu mais de 60 veículos, começou a visitar diversos pontos do município de Caraguatatuba, levando a imagem do Santo no carro principal.
“A festa, infelizmente, este ano teve que ser assim, mas sabemos que Deus está nos mostrando algo maior como uma lição de vida. Santo Antônio certamente não irá nos desamparar, pois Caraguá já enfrentou pestes, e uma grande catástrofe, passaremos mais uma com um grande aprendizado”, disse o Padre Carlos Aberto da Silva (Padre Beto), reitor do Santuário.
A comerciante Fernanda Moura, uma das confeiteiras responsáveis pela produção do Bolo, conta que foram mais de quatro metros assados, com recheio de doce de leite e ameixa. “Além do recheio, não podiam faltar as tradicionais medalhas de Santo Antônio, que foram espalhadas por toda a sua extensão”, comenta a confeiteira.
Padre Beto complementa que o bolo tinha cerca de 400 medalhas e quatro presentes surpresas – uma bicicleta, um bracelete de magneto, um jogo de pano de prato e uma imagem de Santo Antonio. Foram vendidos 1,2 mil pedaços do bolos e 6,2 mil bolinhos caipiras.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba