Novo Coronavírus - COVID-19

Mais quatro casos de Covid-19 são confirmados em Ubatuba nesta quinta-feira

Por: Melissa Schirmanoff
June 11, 2020, 4 p.m.

Nas últimas 24 horas, 4 novos casos da doença foram confirmados na cidade.

De acordo com o boletim número 88, emitido na quinta-feira (11), Ubatuba tem 433 casos notificados junto ao Ministério da Saúde. Desse total, 89 foram confirmados positivos para Covid-19, já incluindo os cinco que foram a óbito, 324 foram descartados (negativos para Covid-19) e 20 aguardam resultado de exame, incluindo dois óbitos em investigação.

Dos 89 casos confirmados, 66 são considerados recuperados, 05 faleceram e 18 estão em acompanhamento.

Entre os pacientes com suspeita da doença, há dois internados na Santa Casa, na ala Covid, e mais dois pacientes com suspeita da doença estão internados em hospitais de outros municípios. De quarta para quinta-feira (11), dois tiveram alta.

Sobre discrepância de dados relacionados aos óbitos ocorridos em decorrência da Covid divulgados através de boletins epidemiológicos e questionados em grupos públicos nas redes sociais Facebook, a Prefeitura de Ubatuba vem a público informar que a consolidação dos dados sobre a Covid-19 em Ubatuba é feita pela equipe da Vigilância Epidemiológica com muita responsabilidade e correção.

Não há nenhum procedimento incorreto na tabulação das informações que, além de todo o cuidado da equipe municipal, ainda conta com a supervisão e o monitoramento do Estado por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) e pelo Departamento Regional de Saúde (DRS).

Todos os óbitos por Covid-19 foram confirmados laboratorialmente, ou seja, apresentam resultado positivo para Covid-19, inclusive o último óbito. Ainda fazendo referência ao último óbito confirmado, foi o GVE Caraguatatuba (Estado) quem nos encaminhou a notificação e resultado de exame para Covid-19 positivo pois o óbito ocorreu em outro município.

Os óbitos sem resultado de exames laboratoriais específicos para a Covid-19, ainda que na declaração de óbito conste registro de Covid-19, são considerados óbitos suspeitos.

Lamentamos as vidas humanas perdidas em decorrência da Covid-19 e reforçamos que toda a população mantenha as medidas de prevenção, mantendo o distanciamento social, utilizando máscara se tiver que sair e higienizando as mãos regularmente com água e sabão ou álcool em gel.

A Vigilância em Saúde mantém a recomendação de manter o distanciamento social, higienizar as medidas de higiene com água e sabão ou álcool e gel e sair somente se necessário, sempre com máscara.