- Foto: Divulgação

Novo Coronavírus - COVID-19

Ocupação dos leitos de enfermaria e UTI de todas as cidades são monitoradas

A RMVale e o Litoral Norte disponibilizaram 621 leitos de enfermaria para pacientes com covid-19 e 286 leitos de UTI. Ubatuba conta com 12 leitos de enfermaria na ala Covid da Santa Casa e aguarda a instalação de 10 leitos de UTI temporários

Por: Redação
May 30, 2020, 7 a.m.

 

O Governo do Estado de São Paulo fez um levantamento do número de leitos disponibilizados e ocupados nas cidades da RMVale e Litoral Norte.

Os dados foram divididos em quatro categorias: acima de 60% em vermelho, entre 40 a 60% em amarelo, até 40% em verde e, por último, 0% em branco e servem de referência para as etapas de flexibilização da quarentena integrada ao plano de retomada anunciado na quarta-feira (27) e portanto, serão monitorados pelo Estado.

Os municípios vão apresentar ao estado, semanalmente no Censo Covid-19, dados como evolução no número de casos e mortes, além da taxa de ocupação dos leitos, que serão avaliados para mudança de fase no plano.

Em São José dos Campos há 28% dos leitos de UTI e 31% dos leitos de enfermaria ocupados. Já São Sebastião tem 18% dos leitos de UTI e 24% dos leitos de enfermaria ocupados.

Em Ubatuba 33,33% dos leitos destinados à Covid estão ocupados. Dos 12 leitos de enfermaria disponibilizados na Ala Covid da Santa Casa, 4 estavam ocupados até a sexta-feira (29). De acordo com a diretora de planejamento da Secretaria de Saúde de Ubatuba, Sheila Barbosa, a Ala Covid da Santa Casa tem capacidade para acomodar até 30 leitos de modo que, havendo necessidade, mais 18 leitos serão prontamente instalados.

A cidade não conta com leitos de UTI. Aguarda a instalação de 10 leitos temporários de UTI exclusivos para tratamento da Covid viabilizados pelo Governo Federal.

A cidade que apresenta maior índice de leitos ocupados é Lorena, com 90% de UTI e 74% dos leitos de enfermarias ocupados. Seguido por Caçapava que tem a ocupação de 75% dos leitos de UTI. Esses dados aparecem em vermelho no plano de retomado governo. Pindamonhangaba está em alerta com 48% dos leitos de UTI ocupados.

De modo geral, a RMVale e o Litoral Norte disponibilizaram 621 leitos de enfermaria para pacientes com covid-19 e 286 leitos de UTI. A média geral de leitos de UTI ocupados é de 26% e 23% de leitos de enfermaria.