A campanha tem como objetivo levar doadores ao Hemonucleo de Taubaté com transporte gratuito por conta da Prefeitura de Caraguatatuba - Foto: Divulgação / PMC

Caraguatatuba

Caraguatatuba promove ação de doação de sangue em Taubaté

A organização disponibilizará 60 vagas para moradores do município, que serão divididos pelos dois dias de doação.

Por: Redação
Nov. 1, 2019, 7 a.m.

 

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Hemonúcleo de Taubaté, promove mais uma campanha de doação de sangue. Desta vez, o grupo de doadores será levado ao Hemonúcleo nos dias 20 e 21 de novembro.

A organização disponibilizará 60 vagas para moradores do município, que serão divididos pelos dois dias de doação. Os doadores irão se encontrar a partir das 6h para seguirem viagem até o Hemonúcleo de Taubaté. Até o momento, 30 vagas já estão preenchidas.

A campanha tem como objetivo levar doadores ao Hemonucleo de Taubaté com transporte gratuito por conta da Prefeitura de Caraguatatuba. Os serviços de coleta serão de responsabilidade da equipe do hemonúcleo.

A Secretaria de Saúde informa que os interessados devem entrar em contato pelo telefone (12) 99709-7169 e tratar com Zaqueu Martins.O doador deve estar atento às restrições.

 

Confira algumas das condições básicas para doação:

Idade: entre 18 e 69 anos.

Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca.

Peso:

– Homens igual ou maior que 50 kg.

– Mulheres igual ou maior que 51 kg.

Intervalo entre as doações:

– Mulheres: 90 dias/ 3 doações por ano

– Homens: 60 dias/ 4 doações por ano

 

No dia da doação:

É obrigatório apresentar documento oficial com foto, preferencialmente o R.G, dormir bem (pelo menos 6 horas antes da doação); evitar o jejum; fazer refeições leves e não gordurosas; após refeições fartas, como o almoço e jantar, aguardar três horas para doação; evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; ingerir bastante água antes e depois da doação; não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação, não praticar exercícios físicos exagerados e atividades perigosas ( como subir em locais altos ou dirigir veículos em rodovias, etc).

 

Não pode doar:

Quem tem ou teve as seguintes doenças:

– Hepatite após os 11 anos de idade

– Diabetes tipo I e Diabetes tipo II insulinodependentes

– Lepra (Hanseníase)

– Doença de Chagas

– Malária (maleita)

– Portador do vírus HIV

– Câncer

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba