Educação

Adolescência, uma fase da vida que exige atenção e cuidado dos pais

Esse é um momento da vida em que os pais precisam estar atentos ao comportamento dos filhos, orientando-os, estando próximo, demonstrando segurança com vínculo.

Por: Alessandra Soares Ramiro
Oct. 26, 2019, 7 a.m.

Nós, adultos, já passamos pela fase da adolescência e essa fase por si só já é um pouco conturbada para os que estão passando por ela. O corpo muda, o organismo sofre alterações, chega o período da menstruação para as meninas, junto vem o despertar por sentimentos que ainda não haviam sentido, nos meninos a voz muda, os pelos aparecem e de repente aquele estirão acontece, os sentimentos também não são mais os mesmos e é claro que tantos os meninos quantos as meninas estranham essa explosão de hormônios e mudanças.

Esse é um momento da vida em que os pais precisam estar atentos ao comportamento dos filhos, orientando-os, estando próximo, demonstrando segurança com vínculo. Nessa fase a influência dos amigos é grande, então saber quem são os amigos, os valores que esses amigos possuem, conhecer os familiares e suas condutas é de extrema importância, pois eles ouvem muito uns aos outros.

Precisamos ensinar também os cuidados com as redes sociais, como se comportam, o perigo da comunicação virtual, pois na vida real conseguimos ter contato com alguns amigos, mas a vida virtual é extensa e não conseguiremos ter acesso sempre ao que estão fazendo nas redes sociais, por esse motivo o diálogo e orientação é de extrema importância.

Filhos adolescentes que possuem esse vínculo com os pais tem uma chance maior de passar por essa fase de forma mais tranquila. Claro que irão errar em alguns momentos, porém saberão que podem contar com os seus pais, amadurecerão com os erros quando os mesmos virarem uma reflexão e emocionalmente estarão mais fortes e seguros para fazerem as escolhas certas.

Limites também fazem parte da adolescência e o NÃO muitas vezes terá que fazer parte do vocabulário dos pais. Existem momentos que teremos que ser flexíveis, mas os valores, princípios e tudo que pode trazer perigo para eles, o pai e a mãe precisam intervir, afinal, na adolescência existem situações em que os filhos não possuem maturidade para decidir e cabe aos pais o dever de ensinar, dar limites e proteger.

É na adolescência que muitos pais perdem os filhos por estarem distantes, claro que todos que possuem filhos adolescentes correm riscos, porém se estivermos próximos com um vínculo de confiança e amor, a chance de dar certo é gigante!

Uma linda e verdadeira reflexão do saudoso Içami Tiba que será sempre atual na formação de uma criança: “Jovens que não tiveram nenhuma educação em valores vivem e aprendem o que aparece no momento, deixam-se levar por aquilo que é vigente. Quem tem valores sólidos dentro de si é capaz de olhar para uma situação sem ser envolvido por ela, e pode analisá-la e criticá-la.”