Gastronomia

Dia nacional do macarrão

O macarrão é considerado um alimento nutritivo e não contém gordura, colesterol e sódio e é rico em carboidratos complexos, que promovem a liberação mais lenta da energia.

Por: Chef Roberta
Oct. 26, 2019, 7 a.m.

Macarrão é um tipo de massa alimentícia com o formato de tubos curtos, em que se incluem os penne, ravioli e os cotovelos.

No entanto, existem lugares no Brasil em que se usa o termo para se referir a qualquer tipo de massa alimentícia, desde o espaguete às letras e outras formas usadas em vários cozidos e sopas.

Segundo uma antiga teoria, teria sido o explorador italiano Marco Polo a levar o macarrão da China para a Itália durante o século XIII. Hoje sabe-se que as massas alimentícias já eram conhecidas na Europa muito antes disso.

No Brasil, a introdução da massa coube aos imigrantes italianos da região Sul do país. O crescente interesse fez surgir pequenas fábricas de massa, tendo sempre como mão de obra, a família italiana. Sendo uma produção rudimentar e baixo volume e bem caseira, até começar a surgir as primeiras indústrias de fabricação de massas alimentícias, possuindo nos dias atuais modernas máquinas de fabricação de massa.

Por aqui, foi sancionado o projeto de lei Nº 13.050 que define o Dia Nacional do Macarrão. A data comemorativa foi fixada no dia 25 de outubro, que é quando as empresas produtoras da massa doam alimentos para entidades filantrópicas.

Durante muito tempo o macarrão foi visto como o vilão das dietas de controle de peso. Muitas pessoas pensam que o macarrão é muito calórico e por isso engorda. A maioria dos especialistas em nutrição e controle de peso concorda que o ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos. Existem muitas formas saudáveis de se preparar um belo macarrão.

O macarrão é considerado um alimento nutritivo e não contém gordura, colesterol e sódio e é rico em carboidratos complexos, que promovem a liberação mais lenta da energia.

Além de tudo, ele é marca registrada na maioria dos lares nos almoços de domingo, então... Viva o macarrão!

Penne ao tomate e azeitona em uma panela só

Ingredientes

1 xícara (chá) de penne (ou outra massa curta de grano duro)

1 ½ xícara (chá) de água

½ cebola

1 alho

1 xícara (chá) de molho tomate caseiro bem apurado

½ colher (sopa) de azeite

1 xícara (chá) de tomate-cereja

5 azeitonas pretas sem caroço

2 ramos de manjericão fresco

½ colher (chá) de sal

pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto

queijo parmesão ralado, a gosto

Modo de preparo

1. Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e corte os tomates-cereja ao meio; corte as azeitonas em quatro partes no sentido do comprimento.

2. Leve ao fogo médio, na menor boca do fogão, uma panela pequena de 16 cm de diâmetro. Regue com o azeite, junte a cebola, o sal e refogue por 3 minutos, mexendo bem, até dourar. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto.

3. Junte o molho de tomate e misture bem. Em seguida, regue com a água e mexa bem, raspando o fundo da panela.

4. Assim que o fundo estiver "limpo", coloque o macarrão, os tomates, as azeitonas e as folhas de manjericão. Tempere com a pimenta-do-reino a gosto. Misture e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por 5 minutos.

5. Após os 5 minutos iniciais, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva a seguir com parmesão ralado e, se quiser, mais folhas de manjericão.

 

Bom apetite!

Escaneie o QR code abaixo para ver mais receitas direto no seu celular, basta abrir sua câmera como se fosse tirar uma foto dessa imagem.