A primeira Operação Casa Limpa ocorreu na região sul: cerca de 20 mil imóveis foram visitados pelos agentes - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

São José dos Campos

Prefeitura faz 2ª Operação Casa Limpa de 4 a 8 de novembro

A Operação Casa Limpa é uma das ações do Plano Municipal de Combate às Arboviroses, lançado pela Prefeitura para enfrentar uma possível escalada dos casos de dengue na cidade.

Por: Redação
Oct. 30, 2019, 7 a.m.

 

A Prefeitura de São José dos Campos já programou a segunda Operação Casa Limpa de combate ao mosquito transmissor da dengue outras arboviroses. Acontecerá na próxima semana, de 4 a 8 de novembro, das 8h às 14h, nos bairros Jardim da Granja, Jardim Souto, Vila Cambuí, Chácaras São José, Jardim Uirá, Martim Cererê, Jardim Colorado e Residencial Flamboyant, na região leste da cidade.

Esses bairros foram priorizados devido ao resultado da última avaliação de densidade larvária, divulgado nesta semana pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que apontou o IB (Índice Breteau) mais alto da cidade, 0,7.

O IB corresponde ao número de imóveis em que foram encontrados recipientes com larvas do mosquito durante a avaliação. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde preconizam o índice 1,0 como limite ideal, que confere uma baixa probabilidade de risco à epidemia. 

O objetivo da Operação Cidade Limpa é recolher pneus, latas, potes, garrafas, plásticos e lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e qualquer outro recipiente que acumule água. Não são coletados terra e entulho de construção, tábuas, madeiras, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas.

Na segunda e terça (4 e 5) os agentes de combate à endemia farão visitas a cerca de 5.000 imóveis destes bairros. Na quarta (6) serão feitas as entregas dos sacos de lixo e em seguida a passagem dos caminhões para recolher os inservíveis. Na quinta e sexta (7 e 8) as equipes voltam aos bairros para fazer um rescaldo.

 

Plano Municipal

A primeira operação aconteceu nos dias 19 de outubro em bairros da região sul: Jardim Satélite, Bosque dos Eucaliptos, Vila São Bento, Vila Nair, Vila Letônia, Floradas de São José e adjacências.

Foram visitados 14.696 imóveis e recolhidos 5,9 toneladas de materiais e objetos que servem de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. A quantidade lotou seis caminhões usados na operação. A ação mobilizou 125 agentes do Centro de Controle de Zoonoses, além de 30 funcionários da Secretaria de Manutenção da Cidade e da Urbam.

A Operação Casa Limpa é uma das ações do Plano Municipal de Combate às Arboviroses, lançado pela Prefeitura para enfrentar uma possível escalada dos casos de dengue na cidade.

Desde o início do ano, a Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos registrou 611 casos de dengue e 4 óbitos.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos