Cultural Tradicional

Quando o Boi de Conchas sairá do mar?

Ressurgimento acontece no aniversário de Ubatuba

Por: Redação
Oct. 26, 2019, 7 a.m.

Na segunda-feira, 28 de outubro, dia da celebração de mais uma primavera de Ubatuba, o Auto do Boi de Conchas apresenta seu 2º ato: “O Ressurgimento”. Desta vez, diferentemente das edições anteriores e em função das obras da avenida Iperoig, o boizinho ressurgirá das águas do Perequê-Açú.

A concentração musical será às 14h no Azul Marinho Cultural (número 10 da Avenida Iperoig). O cortejo com o Bloco do Cipriano parte às 15h rumo ao canto direito da Praia do Perequê-Açu para receber o Boi de Conchas.

Era Uma Vez a História

Realizado no dia de São Pedro pescador, 29 de junho, o 1º ato do auto retratou, como de costume, o Nascimento, Vida e Desaparecimento do Boi de Conchas. Este ano, porém, apresentou uma nova abordagem, com o tema Era Uma Vez a História, onde o Boi, numa espécie de transe ou devaneio, enunciou fatos históricos da cidade.

Houve referências à chegada da iluminação pública, do automóvel, aos grandes cercos de tainha e à extinta Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com a participação do Maracatu Itaomi.

Já agora para este 2º ato da história manifesta do boizinho Ratambufe, a CRUMI - Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig foca na magia do ressurgimento.

Sobre a Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig

O original folguedo idealizado e criado em 2003 pelo dramaturgo, ator e compositor Bado Todão e inspirado no conto homônimo do folclorista Júlio Mendes, foi retomado no ano passado com a criação da CRUMI - Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig, fundada com a premissa de salvaguardar a genuína manifestação pública do auto, um dos mais legítimos folguedos populares contemporâneos do litoral norte paulista.

Auto do Boi de Conchas: 2º ato, O Ressurgimento

Segunda-feira, 28 de outubro de 2019

14h – Concentração e Prólogo Musical no Azul Marinho Cultural - Av. Iperoig, 10

15h – Cortejo com o Bloco do Tropeiro Cipriano

16h – Ressurgimento do Boi – Praia do Perequê-Açú (canto direito)

Realização: CRUMI - Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig

Apoio: SOMOS Contabilidade, Ervário Caiçara, ACIU – Associação e Comercial de Ubatuba, Azul Marinho Cultural e Kasarão 66