- Foto: Arquivo/PMC
- Foto: Arquivo/PMC

Caraguatatuba

Caraguatatuba já imunizou mais de 350 crianças na Campanha de Vacinação Contra Sarampo

Por: Redação
Oct. 21, 2019, 7 a.m.

 

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (19) o Dia D da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionaram e receberam 509 crianças e 65 delas foram imunizadas contra o sarampo.

Neste Dia D, das 65 crianças imunizadas, 39 delas eram da faixa de seis a onze meses; 19 crianças tinham um ano; quatro delas tinham dois anos e três delas, quatro anos.

Ao todo, 1.453 crianças compareceram desde o início da campanha (7 de outubro) e 353 crianças menores de cinco anos já foram imunizadas.

A primeira etapa de reforço prossegue até o dia 25 de outubro e, nesta fase, estão sendo vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com exceção da UBS Tabatinga.

 

2ª Etapa

A segunda etapa da campanha contra o sarampo será de 18 a 30 de novembro e tem como público alvo os adultos entre 20 a 29 anos de idade. Esta segunda fase também ocorrerá em todas as UBS’s do município, com exceção da Tabatinga.

Nesta fase, o Dia D será realizado no sábado (30/11) na Praça Dr. Cândido Mota, UBS Massaguaçu, UBS Sumaré, UBS Tinga, UBS Porto Novo e UBS Perequê- Mirim.

 

Sintomas

- Febre alta, acima de 38,5°C;

- Dor de cabeça;

- Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo

- Tosse;

- Coriza;

- Conjuntivite;

- Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba