Prevenção

Sábado, 19, é dia D de vacinação contra sarampo em Ubatuba

Foco é imunização de bebês de 6 meses a crianças abaixo de 5 anos

Por: Redação
Oct. 19, 2019, 7 a.m.

Neste sábado, 19 de outubro, seis unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para aplicar as vacinas contra o sarampo em crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

- UBS Cícero Gomes: rua Batista de Oliveira, 199, Centro

- ESF Perequê-Açu: av. Padre Manoel da Nóbrega, 1218

- ESF Ipiranguinha: rua da Assembleia, nº114

- ESF Perequê-Mirim: rua Benedito Henrique, s/n

- ESF Estufa II-A: rua Bangu, nº 374

- ESF Maranduba: av. do Engenho, 298

A campanha é seletiva, ou seja, serão vacinadas as crianças que ainda não foram imunizadas ou que precisem complementar as duas doses recomendadas pelo Ministério da Saúde.

“No município, há uma população de 5.174 crianças nessa faixa etária. As equipes de saúde irão avaliar as carteirinhas e atualizar se for necessário”, explica a chefe de Seção de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Elisabete Cabral Borges de Matos.

A vacinação contra o sarampo também continua a ser aplicada normalmente em todas as unidades de saúde do município durante a semana.

Um segundo dia D de vacinação, destinado a jovens de 20 a 29 anos, será realizado em 30 de novembro.

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba está realizando nos meses de outubro e novembro uma campanha de vacinação contra sarampo dirigida a dois grupos específicos. O primeiro é composto por bebês de 6 meses a crianças menores de 5 anos (com 4 anos, 11 meses e 29 dias), que poderão ser vacinados entre os dias 7 e 25 de outubro em qualquer unidade de saúde.

Já o segundo grupo, composto por jovens adultos entre 20 e 29 anos (28 anos, 11 meses e 29 dias), poderá se dirigir a qualquer unidade de saúde entre os dias 18 e 30 de novembro para receber as doses contra o sarampo.

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, Ubatuba tem 10 casos confirmados de sarampo, 21 casos descartados e 06 aguardando exame, somando um total de 37 notificações em 2019.

Os boletins são atualizados semanalmente pela Vigilância em Saúde e ficam disponíveis na página internet do órgão em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/administracao-direta/sms/vigilancia-em-saude/ (em Boletim Respiratórias)

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU