Gastronomia

Cozinha é para Criança sim...

Por: Chef Roberta
Oct. 12, 2019, 7 a.m.

Obviamente tal afirmação só é válida se acompanhada de um adulto, responsável, pois tem que se ter muito cuidado ao manipular objetos cortantes e mexer no fogão. No mais, já sabemos que é fundamental para melhor qualidade e variedade da alimentação infantil, se desde de pequenos tiverem acesso a ingredientes in natura, entender como são feitas determinadas receitas, literalmente, "enfiar a mão na massa".

O melhor de cozinhar com os pequenos, é entender que não há limites para criatividade, podemos aprender com eles novas formas, (re) descobrir o prazer de comer, comida de verdade.

Do pão ao hambúrguer, do biscoito ao leite, eles podem, e devem, sim ajudar. Vamos lá?

 

Pão integral

Uma receita simples e saudável. Se desejar, acrescente grãos como linhaça, gergelim ou chia.

Ingredientes

4 copos de farinha de trigo integral

3 colheres (chá) de fermento biológico seco

2 e 1/2 copos de água morna

1 colher (chá) de sal

1/3 copo de óleo de coco

2 copos de farinha de trigo branca

Modo de Preparo

Numa tigela, misture a farinha integral, o fermento e a água com a ajuda de uma colher de pau. Cubra com um pano e deixe descansar por dez minutos.

Adicione o sal, o óleo e a farinha branca. Misture com as mãos até a massa ganhar forma. Leve a massa para uma superfície lisa polvilhada com farinha e amasse muito bem por volta de dez minutos. Adicione mais farinha se precisar. Unte duas formas de pão ou forre-as com papel manteiga e distribua a massa entre as duas formas. Deixe a massa descansar por uma hora em um lugar morno. Ligue o forno à 180ºC e coloque os pães pra assar por 30 minutos. Retire do forno e retire da forma antes de esfriar completamente.

 

Bolo de caneca de banana com cacau

Sem leite, sem açúcar, rapidinho e delicioso para o café da tarde.

Ingredientes

1 unidade de ovo

1 colher sopa de água

1 colher sopa de leite de coco (opcional, se não colocar, acrescente mais uma colher de água)

1 colher sopa de óleo de coco

1 colher sopa de cacau em pó

1 colher chá de canela-da-china em pó

1 unidade de banana

1 colher sopa de farinha de trigo integral (de preferência orgânica)

1 colher sopa de farinha de aveia

1 colher café de fermento químico em pó

Modo de preparo

Corte a banana ao meio, o primeiro pedaço amasse bem, o segundo pedaço corte em pedaços pequenos e reserve. Coloque o ovo na caneca e bata bem com um garfo. Acrescente o óleo, o leite de coco, a água, o cacau, a banana amassada e bata mais. Acrescente as farinhas, a banana em pedaços e o fermento por último e mexa delicadamente até encorpar. Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.

 

Hambúrguer caseiro com cenoura

 

Fechando com chave de ouro

Ingredientes

400g de patinho moído

2 dentes de alho ralados

1 cebola média ralada

½ cenoura ralada

Sal, salsinha e pimenta cominho a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Cubra e reserve por 20 minutos. Esta etapa é fundamental para que a carne pegue gosto já que esta contém pouca ou quase nenhuma gordura. Modele os hambúrgueres com um modelador ou com as mãos (eles adoram). Utilize uma frigideira antiaderente ou unte com azeite de oliva. Frite os hambúrgueres conforme seu paladar (mal passado, ao ponto ou bem passado).

 

DICA: Se ao fazer a receita de pão integral, fizer em forma de bolinhas, dá para usá-lo para o hambúrguer, experimente, fica uma delícia.

Meu filho de 7 anos, já faz todas essas receitas com certa autonomia. Deem mais do que presentes para as crianças, dê responsabilidade, confiança e amor.

Feliz dia das crianças e bom apetite!

 

Escaneie o QR code abaixo para ver mais receitas direto no seu celular, basta abrir sua câmera como se fosse tirar uma foto dessa imagem.