Ilhabela

Secretaria de Saúde e Primeiríssima Infância participam do Festival Sustenta com Educação Popular em Saúde

Evento discute inovação, tecnologias, novos hábitos e consciência que impactam o planeta de forma sustentável

Por: Redação
Oct. 11, 2019, 7 a.m.

Em meio a um cenário de alertas em relação ao clima e aos destinos do planeta, Ilhabela recebe nos próximos dias 12 e 13 de outubro o Festival Sustenta, que visa uma vida mais sustentável.

O evento, que acontecerá na Fazenda Engenho D’Água e irá tratar de temas como empreendedorismo, economias circular e compartilhada, energias renováveis, alimentação inteligente, cidades autossuficientes, estilo de vida saudável e bem-estar. A Secretaria de Saúde e o Primeiríssima Infância, irão participar com um espaço que tratará de Educação Popular em Saúde.

A ação levará aos presentes práticas voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS. “¨Teremos oito temas de promoção a saúde em rodas de conversas, atividades expositivas, demonstrações e problematizações para que o conhecimento se perpetue durante as exposições”, diz o coordenador da atenção básica, Antonio Galante.

O princípio da integralidade do SUS diz respeito tento à atenção integral em todos os níveis do sistema, como também à integralidade de saberes, práticas, vivências e espaços de cuidado. “Essas práticas atingem a perspectiva social, compreendendo que as verdadeiras práticas educativas têm lugar entre a comunidade e seu empoderamento”, fala o secretário de Saúde, Alberto Orro.

Além de palestras, estão previstas atividades como práticas corporais, shows, concertos meditativos, oficinas infantis, cinema ao ar livre, uma praça de alimentação vegetariana e venda de produtos artesanais, orgânicos e naturais com a participação de artesões das comunidades tradicionais de Castelhanos, Ilha de Vitória e Búzios e doação de animais (CRA).

 

Veja a programação da Secretaria de Saúde:

 

Educação Popular em Saúde

9h – Práticas corporais

10h – Práticas Integrativas e Complementares

10h40 – Grupo de mulheres do Camarão

11h20 – Ecologia Humana

12h – Sexualidade e atualidade

14h30 – Saúde Interpretativa

15h30 – Autonomia na Infância

16h30 – Integração comunitária

 

Primeiríssima e Minha Mãe e Eu

12/10

10h – Corpo Dançante (Vivências e Brincadeiras)

13h30 – Oficina de Pintura de Barrigas

14h – Oficina de Massagem para Gestantes

14h30 – Prática de Yoga para mães, bebês e gestantes

15h – Vivência da Dança Materna e do grupo Sementeira

16h – Apresentação do grupo Sementeira música para crianças e bebês, com abertura das alunas do Dança Materna

Fonte: Prefeitura de Ilhabela