- Foto: Divulgação

Acontece

Projeto Guapurubu – Aprendendo a aprender forma primeira turma do curso de Libras

Por: Redação
Oct. 5, 2019, 7 a.m.

 

Você já deve ter ouvido falar do projeto Guapurubu – Aprendendo a aprender que a cada ano, novos cursos, novas parcerias estão sendo formadas para melhoria e implantação de novas oficinas.

O Projeto Guapurubu é uma realização da Associação Esportiva de Ubatuba, sob a coordenação de Luiz Carlos Castilho Junior, 53, conhecido na cidade como Tuta Castilho.

No primeiro semestre de 2019 teve início o curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). O curso começou com 25 alunos viabilizado através de uma parceria firmada entre o Projeto e a empresa Hand Libras, de Flávia Marques. As aulas foram ministradas pela professora e intérprete Aline de Amorim, com aulas todas as quartas-feiras. E como em setembro é o mês alusivo à campanha de conscientização de inclusão dos surdos, tendo o dia 26 de setembro como o Dia Nacional do Surdo, foi realizado no dia 25 um encontro de Surdos e ouvintes para a confraternização que marcou a finalização do primeiro curso de Libras realizado em parceira com o Instituto Handy LIBRAS.

Estavam presentes à confraternização, a professora especialista Aline de Amorim, Flávia Marques proprietária do Instituto; o coordenador do Projeto Guapurubu,Tuta Castilho e sua esposa Mara; Leda Luiz professor e especialista em Libras, Magali também professora e especialista na Libras e o professor e palestrante da noite Paulo. Também foram convidados surdos de Caraguatatuba, Ubatuba, familiares dos alunos, professores da SME e demais amigos. O grupo de alunos recém formandos intérpretes, em parceira com o instituto, realizou durante o ano, encontros com aulas 100% dinâmicas e com a participação especial de Surdos da cidade de Ubatuba e de Caraguatatuba. Dentre os 25 recém formados na Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), nível básico, uma das alunas já pode atuar como intérprete de Libras dentro de uma autoescola em Ubatuba.

O projeto Guapurubu e Hand Libras estão muitos satisfeitos com a primeira formatura e planeja novos cursos para os anos seguintes. O Projeto dispõe de várias outras oficinas, hoje com uma grade de atividades esportivas como: Judô, Karatê, Yoga, Tênis de Mesa e diversas Oficinas culturais como: Música, Informática, Culinária, Mecânica Automotiva, Serigrafia, Costura Criativa, Inglês básico e avançado. Outras oficinas estão prestes a iniciar, como Brigada Mirim Florestal e Futsal. Para maiores informações, o Projeto Guapurubu funciona na Rua Capitão Felipe, 289, Itaguá, Ubatuba. O funcionamento da secretaria é das 14 às 19 horas de segunda a sexta-feira. Informações pelo telefone (12) 3833-4588 (12) 99144-9671. No facebook: ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DE UBATUBA.